10 março, 2010

Jose Niza escreve

Sempre com uma vénia para o meu amigo e antigo companheiro da Guerra de África – médico do Batalhão durante os 2 anos e picos passados nas matas de Angola.

Por:
José Niza

Nas minhas duas passagens pela RTP aconteceram me muitas e interessantes histórias. Vou contar-vos duas porque têm muito que ver com a actual conjuntura endémica do delírio paranóide e persecutório em que uma boa parte da nossa comunicação social hoje chafurda.

Quando fui director de programas da RTP uma das minhas maiores prioridades foi a programação para crianças. Foi a tempo em que o Mário Viegas fazia o célebre "Peço a palavra", a miudagem chorava com as venturas e desventuras da Heidi, ou se ria com os Marretas até às lágrimas. No Departamento de Programas Infantis  ao qual mudei nome para Departamento de Programas para Crianças   havia uma senhora chamada Maria do Sameiro Souto, casada com um senhor chamado Nuno Rocha que era director de um influente semanário chamado Tempo. A dita senhora queria à viva força que eu a promovesse a Chefe do Departamento. Mas havia lá outra senhora, por quem eu tinha grande admiração e com quem criei uma forte empatia, escritora e poetisa, que eu nomeei para o lugar. Chamava se Maria Alberta Menéres (1). Ao saber desta nomeação, a dona Maria do Sameiro ficou fula e o seu marido ficou possesso. E de tal forma que, em papel timbrado do seu jornal, me bombardeou com uma ameaçadora missiva: daí para a frente o jornal não me pouparia! E a verdade é que cumpriu a promessa: todas as semanas lá vinha uma notícia envenenada, como por exemplo, a denúncia de que eu recebia, em acumulação, dois ordenados: o da RTP e o da Assembleia da República. Podia tê-lo posto em tribunal, eram tudo mentiras, mas a verdade é que eu tinha mais que fazer. Anos mais tarde, quando voltei a ser responsável pela programação da RTP, colidi com um drama culinário: a senhora dona Filipa Vacondeus estava a terminar a sua série de programas e queria continuar. Mas, entretanto, alguém me informou de que tínhamos em stock, e prontos para emissão, 26 programas de culinária inéditos. E, assim, a dona Filipa foi de férias sabáticas. Acontecia que a senhora era casada com o senhor José Vacondeus, director do semanário O País. Foi então que o furibundo esposo me escreveu, em papel timbrado do jornal, uma carta ameaçadora, em tudo idêntica à epistolar missiva do director Rocha. E, se bem a escreveu, melhor o fez: daí para a frente, todas as quintas-feiras, lá vinham no pasquim as histórias das minhas "criminosas tropelias". Podia tê-lo posto em tribunal, eram tudo mentiras, mas a verdade é que eu tinha mais que fazer. Lembrei-me destas duas histórias ao assistir no Canal Parlamento ao inqualificável espectáculo de degradação da Assembleia da República e da dignidade dos deputados, sem respeito por si próprios, que está em cena de segunda a sexta feira na Comissão de Ética. Como é que eleitas e eleitos do povo, ridiculamente armados em inspectores Poirot, ou travestidos de Misses Marple, permitem que uma Comissão Parlamentar seja enxovalhada com exibições de T-shirts, insultos de "racistas", ou clamorosas mentiras logo desmentidas? Como é possível que todo este lixo seja de imediato injectado nos media, sem contraditório, como se se tratasse de verdades absolutas? Como é possível que numa Comissão Parlamentar, a que chamam de Ética, se façam julgamentos sumários, populares e populistas?

Quando criaturas jornalisticamente tão abjectas como José Manuel Fernandes, ex director do Público, José António Saraiva, director do Sol, ou mercenários do ódio político como Mário Crespo ou Felícia Cabrita, impunemente se permitem, sem apresentar uma única prova, incriminar um Primeiro Ministro, um Procurador Geral da República e um Presidente do Supremo Tribunal de Justiça como se todos fossem cúmplices de uma tenebrosa cabala contra o Estado de Direito e a tudo isso os deputados da oposição batem palmas e rasgam elogios, estamos à beira de um precipício moral talvez sem retorno. Em, tempos passadas, os senhores directores de jornais, Nuno Rocha e José Vacondeus, utilizaram as suas canetas para me ameaçar, e o veneno dos seus jornais para me destruir. E, ou muito me engano, ou ainda um dia o meu amigo José Sócrates vai escrever um artigo igual a este. (O Ribatejo)

Sem comentários: