22 fevereiro, 2017

Mês do Sável - Vila Franca de Xira

 

 

 

 

                                                                                                                                                                  

Vila Franca de Xira dá continuidade a uma tradição gastronómica e cultural trazida pela ligação do Município ao Rio Tejo. “Março, Mês do Sável” é a campanha gastronómica que traz à mesa, durante um mês, um peixe cuja arte de o bem confecionar vem de longe, dos costumes das gentes ribeirinhas.

Em várias freguesias são muitos os restaurantes que participam na iniciativa, apresentando o sável na sua vertente tradicional e também em variantes com o seu cunho, que se revelam inspiradas e muito agradáveis. Sável, um peixe que escolhe as águas temperadas dos rios para se reproduzir, é, agora, frito em finas postas e com uma suculenta açorda de ovas, a proposta para os comensais em março. Juntamente com várias vantagens que os parceiros nesta iniciativa oferecem (alojamento, visitas turísticas, entre outros), traduz-se numa panóplia de bons motivos para uma visita ao Município.

Enquadradas nesta campanha e nas suas raízes, a Câmara Municipal proporciona ainda visitas guiadas (mediante inscrição prévia) nos dias 4, 11, 18 e 25 de março. Conheça o programa.

Tome ainda nota das visitas agendadas ao Núcleo Museológico – Barco Varino Liberdade que têm início já no mês de abril. 

 

Sem comentários: