27 outubro, 2014

José Socrates - fala certo

O Governo está a usar a nova reforma do IRS "para esconder o essencial" do que fez o ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar e custou aos portugueses cerca de quatro mil milhões de euros, afirmou este domingo José Sócrates.

O comentador político da RTP referiu que a recém-anunciada "reformazita do IRS" equivale a cerca de 150 milhões de euros, quando "a grande reforma" foi feita por Vítor Gaspar com a redução do número de escalões e o aumento das taxas.
O ex-primeiro-ministro socialista criticou ainda o aumento de "sete impostos" na proposta do Orçamento de Estado de 2015, depois de lembrar a promessa de "cortar nas gorduras" feita em 2011 pelo PSD.
José Sócrates acusou também o ministro da Economia de mentir sobre o papel do seu governo em relação à PT, declarando "não usou" a golden share na OPA da Sonae (em 2006) e "deu instruções" a todas as entidades públicas envolvidas "para se absterem".
Quanto à venda da Vivo no Brasil, Sócrates disse ter intervido de forma a que a telefónica portuguesa só o fizesse após ter uma alternativa naquele mercado.
Por fim, lamentou que o Governo de coligação não tenha aprovado leis que permitissem ao Estado, já sem a golden share, intervir nos casos em que o interesse nacional estivesse em causa.

Sem comentários: