Quando vamos ao sótão das memórias, às vezes acontecem surpresas gostosas.
Vou contar-vos duas.
Em 6 de Dezembro de 1982 redigi o texto de um telegrama-petição que foi enviado da Assembleia da República para o então Presidente do Brasil, General João Baptista Figueiredo.
O caso era o seguinte: o Sérgio Godinho – obviamente por motivos políticos, mas sob o pretexto de consumir maconha – estava há vinte dias preso, sem culpa formada, numa penitenciária do Rio de Janeiro.
Como os deputados também servem para estas coisas, redigi um texto muito diplomático e politicamente correcto, no qual, entre outras coisas, escrevi: "A injustificadamente prolongada prisão de Sérgio Godinho, de acordo com as notícias que nos chegam a Portugal, reveste-se de um conjunto de circunstâncias que nos levam a recorrer à alta intervenção de Vossa Excelência…
Mas também acrescentei: "Lamentamos manifestar a Vossa Excelência a nossa preocupação pelas eventuais consequências negativas que este caso poderá imprimir às relações entre os nossos Povos..."
Até aqui, nada de especialmente especial.
Mas o que é verdadeiramente impressionante é a lista e a qualidade dos deputados subscritores, de diversos partidos, que eu consegui reunir.
Vejam só alguns desses nomes: Almeida Santos, António Guterres, Manuel Alegre, António Arnaut, António Vitorino, Jorge Sampaio, Raul Rego, Marcelo Curto, Natália Correia, Nuno Rodigues dos Santos, Magalhães Mota, Teófilo Carvalho dos Santos, Helena Cidade Moura, José Manuel Mendes, Jorge Lemos, etc, etc.
Há semanas ofereci ao Sérgio Godinho uma cópia da petição com uma dedicatória onde escrevi: "No tempo em que ainda havia deputados…" E ele agradeceu. E concordou.
Nestas buscas de mil papéis com letras carcomidas pelas humidades do Inverno e pelos calores do Verão encontrei duas cartas do Zeca Afonso.
Uma delas é de Setembro de 1971 e o Zeca fala-me do disco que estava a preparar e que iria chamar-se Cantigas do Maio, o tal da Grândola e outras maravilhas. Finalmente ele tinha concordado com o que eu já há anos lhe dizia: que a encenação musical das canções tinha de ser enriquecida com outros instrumentos, com novas sonoridades, com novas concepções harmónicas e com arranjos mais elaborados. Para isso ele convidou o José Mário Branco, na altura exilado em França. Mas estava com medo. Com medo, porque não sabia o que o Zé Mário ia fazer e não queria romper com a simplicidade dos acompanhamentos anteriores. Et, pour cause, convidou-me para participar na gravação. Mas o que ele verdadeiramente tinha em vista dizia-mo na carta: "As tuas sugestões no que respeita aos trabalhos de estúdio
poderiam ser-nos úteis." Por outras palavras: "Se os gajos se espalharem tens de pôr ordem na casa." Mas não foi preciso. O trabalho do Zé Mário foi brilhante.
A outra carta é também de 1971 e foi-me enviada para Zau Évua, (*) no norte de Angola: eu estava numa guerra a sério e não propriamente a apanhar sol nas praias do Musssulo…
Dizia-me ele – no seu delírio lúcido – que ia cantar a Angola e a Moçambique e precisava que eu o acompanhasse à viola.
E então, era assim: "Se quiseres aparece, o que me daria uma enorme satisfação"… "Se tiveres possibilidade tomas um táxi aéreo ou segues de avião para Sá da Bandeira. Basta-te reservar bilhete e ou paga o exército ou o Rádio Clube de Huíla. Vê se te safas." E rematava: "Em Moçambique poderiam oferecer-te uma passagem, tocarias em Lourenço Marques e Beira! Que tal?" Como se vê, tudo fácil e nada mais simples: trocava a guerra pelas baladas e a tropa ainda me pagava as viagens! Ok chefe!
(*) O editor do Blog também esteve em Zau Évua, companheiro de José Niza no BCAC2877 de 1969(Julho) a 1971(Agosto)