17 junho, 2011

Vila Fria - Comunidade Solar

Local:


Aterro Sanitário de Vila Fria, Porto Salvo

Organização:

Descrição:

Cerimónia de inauguração do OeirasSolarLab® e de lançamento do programa Comunidade Solar que contará com a presença e intervenção do Exmo. Sr. Dr. Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, dos parceiros e empresas fundadoras associadas ao projecto, de agentes do mundo académico e investigação, entre outros convidados.
O programa Comunidade Solar envolve diversas entidades públicas e privadas do concelho de Oeiras, tendo como objectivo a promoção do recurso a energias renováveis no concelho, a educação ambiental dos munícipes, promovendo ainda a solidariedade social, através da interacção directa com instituições de solidariedade social oeirenses. O objectivo do referido programa é converter o Município de Oeiras no concelho líder a nível nacional de energias renováveis. Este é um projecto pioneiro, de grande visibilidade junto da comunidade local e com real impacto na melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes e trabalhadores do concelho.
O projecto assegura ainda a dinamização da economia local e nacional, preferindo sempre equipamento nacional e parceiros do concelho."


Este foi o programa do evento.  Teve a curiosidade de não ter sido convidada a população de Vila Fria

Isaltino Morais, sabia bem que a população de VIla Fria ainda não se esqueceu dos martírios que passou com os pós e os maus cheiros que durante anos e anos, foram obrigados a suportar, por obra e graça da lixeira.
Ao tempo, confrontado com a situação, mesmo no interior da lixeira, talvez por estar constipado e de narinas entupidas, "gozou" com os habitantes de VIla Fria, quando, dentro da própria lixeira, foi confrontado com o facto.
A população de Vila Fria, ainda não está esquecida do crime ambiental que praticou, quando mandou despejar na praia de Paço de Arcos,  atraves da rede3 de esgotos público, milhões de litros de água negra,  pestilenta e carregada de gases nocivos à saúde, que originaram graves problemas de saude a muitos habitantes desta localidade. Na altura o próprio Delegado de Saúde foi confrontado com os factos e confirmou a situação.  Consta que Isaltino, à data, moveu esforços para que aquele foi destituido de funções.
A população não esquece a promessa que parte da area da antiga lixeira fosse em futuro próximo utilizada a contento da população e para seu uso em desporto e lazer.
Não cremos que este novo parque da Comunidade Solar possa criar algum entrave a que a promessa de Isaltino Morais, não possa ser cumprida.  Mas, já la vão tantos anos de incumprimento de essa e de outras promessas, que tudo leva a crer que o velho ditado popular "palavras leva-as o vento", se aplica bem  a garnde parte do que diz Isaltino Morais.

Por último, seria bom que os responsáveis da Comunidade Solar, promovessem a iniciativa, convidando os alunos das escolas aqui da área, bem como as populações, não só no sentido de lhes dar a conhecer as suas actividades, bem como as incentivar a usar e a publicitar tudo o que tenha a ver com as inergias renováveis.

"Programa:

16H00 - Recepção de boas vindas

16H15 - Abertura do evento, Exmo. Sr. Presidente da CM de Oeiras, Dr. Isaltino Morais

16H30 - Lançamento do Projecto Comunidade Solar / Inauguração do Oeiras Solar Lab

16H45 - Intervenção WS Energia, Administração

17H00 - Fim do Evento"

Sem comentários: