26 abril, 2011

Desertores de verdade

"Desertores de verdade

Não há quem consiga associar uma pobre e solitária ideia política ao PSD, pois as poucas que vão apresentando duram menos do que bolas de sabão, talvez por terem a mesma consistência. Mas qualquer um sabe que, desde 2008, o PSD tem como única mensagem a calúnia de que Sócrates é mentiroso. Este ataque tem sido feito com o alto patrocínio de Belém e seu exótico respeito pela Constituição. As duas frentes reclamam serem possuidoras de uma qualquer verdade que guardam só para efeitos de ofensa aos adversários, não perdendo um segundo a partilhá-la com o povoléu.

Ora, nunca se viu – nem verá – um governante tão investigado em Portugal como Sócrates. Do seu percurso académico aos bens adquiridos pelos familiares, passando pela actividade profissional e telefonemas privados, dezenas (centenas?) de agentes de diferentes departamentos e instituições do Estado gastaram horas, dias, semanas, meses, anos e recursos no levantamento das grandes, médias e pequenas mentiras a que puderam deitar a mão. Que se descobriu? Que o objectivo era apenas o de violar a sua privacidade e usar qualquer elemento ambíguo ou inexplicado, ou eventualmente ilegal ou imoral, para campanhas difamatórias. Tudo o que chegasse aos procuradores e juízes, chegaria à vasta e poderosa comunicação social laranja (SIC, TVI, Expresso, Sol, Correio da Manhã, Renascença, parte do DN, parte da RTP). E agora sabe-se que ainda existem cópias de telefonemas captados nas escutas a andar de um lado para o outro entre tribunais, sabe-se lá quantas, sabe-se lá onde e sabe-se lá que mais.

Esta estratégia de assassinato de carácter, como se lê nos mais básicos manuais de ciência política e relações públicas, tem alto grau de eficácia. Reforça as percepções negativas das faixas da população que à partida não se identificam com o alvo e cria dúvidas corrosivas naquelas que não possuam forte capacidade crítica. É muito difícil resistir à pressão de grupo numa caça às bruxas e seus processos irracionalizantes de diabolização. Há uma resposta natural em cada um de nós que leva a conferir crédito a uma informação repetida por fontes que alegam isenção, como a imprensa. Se essa informação vier com o endosso de autoridades policiais e judiciais, a crença quase que se impõe de forma automática para muitos. Sem talento para criar um programa que os portugueses pudessem avaliar pelos seus méritos, o PSD de Ferreira Leite e Pacheco apostou tudo na campanha negra, mas saiu-lhes rosa.

Neste contexto devemos colocar a mentira de Passos, e de todo o PSD que com ela alinhou, de alegar só ter recebido um telefonema de Sócrates, e lacónico, antes da apresentação da actualização do PEC para 2011 e 2012. Incrivelmente, o próprio mentiroso veio desmascarar-se, assumindo ter estado naquilo que só pode ser entendido como uma negociação para aprovar as medidas a serem apresentadas na Europa, a qual teria ficado fechada segundo os sinais dados no começo do dia 11. Estamos perante algo substancialmente diferente de se prometer não subir os impostos antes de eleições e depois ter de mandar ao ar essa promessa, face a alterações económicas e financeiras incontornáveis, sob pena de se ser acusado de irresponsabilidade demencial. Aqui na novela do PEC a fruta é outra, mentiu-se à má-fila e sem justificação legítima alguma. Mentiu-se para obter um resultado: o derrube do Governo e a entrada do FMI. Foi assim e resultou de decisões que começam no PSD e depois arrastam toda a oposição numa cumplicidade que ficará na História como síntese da decadência desses partidos. "

Sem comentários: