15 novembro, 2009

Muro da Vergonha





Pasamos a data aniversário da queda do "Muro da Vergonha" fora deste rectangulo plantado aqui na parte mais ocidental da Europa.
Tivemos a oportunidade de visitar uma monumental exposição  ao livre, de fotografias dos diversos Muros da Vergonha" que ainda existem por muitos lugares deste Mundo, infelizmente.
Todavia, não pode em nada espantar as afirmações aqui reproduzidas a seguir.
Poderíamos dizer apenas, que as mentalidades, passados estes 20 anos, ainda continuam saudosistas da vergonha do Muro.
Como são inocentes estes apoiantes de alguns tipos de muros, quando são os mesmos que apoiam muitos outros Muros que por aqui ou alí continuam ainda sem ter sido derrubados.


«Não é inocente que passados 20 anos o capital se mostre tão agressivo e se lance numa intensa campanha sobre a «queda do muro». Particularmente a burguesia alemã que ao longo da História tem recorrido sistematicamente ao militarismo, ao assassínio de democratas e revolucionários, ao trabalho escravo, inventou a industrialização da morte e o extermínio em massa nas câmaras de gás, pretende agora apresentar os acontecimentos de 1989-1990 que conduziram ao fim do socialismo e da República Democrática Alemã como um processo «revolucionário» ou «libertador» e aproveitar a ocasião para representar a farsa do seu «amor à democracia». (…) Afinal o «Estado de Direito» dos banqueiros não pode existir sem o saque dos cofres do Estado e as baionetas da NATO. Se, hoje, as ditaduras torcionárias de Salazar, de Franco e dos coronéis gregos ainda existissem teriam certamente enviado os seus emissários a Berlim e num acesso de histeria reaccionária celebrado com Ângela Merkel e os restantes representantes do capital europeu a chamada «queda do muro».










Rui Paz, Avante, 12.11.09.

2 comentários:

Anónimo disse...

São fotografias de "muitos muros da Vergonha"

Anónimo disse...

Esse senhor do PCP ainda vive nos tempos de Lenine e Estaline. Será ?