24 maio, 2011

Socrates – paga por tudo

Por: José Niza

Os debates entre os líderes partidários têm sido muito esclarecedores para todos os portugueses, incluindo a minha vizinha aqui da aldeia que até já sabe o que é a TSU, o BCE e o FMI.

Eis alguns exemplos.

1º Acto – Pedro Passos Coelho (PPC) com Paulo Portas (PP).

O moderador (M) dirige-se a PPC (não confundir com PCP):

M – "Acusam-no de querer acabar com o Serviço Nacional de Saúde. É verdade?"

PPC – "Ainda bem que me faz essa pergunta. Vou responder-lhe olhos nos olhos e com toda a honestidade, mas o melhor é perguntar ao dr. Catroga porque ele é que… De qualquer forma há uma coisa que desde já posso garantir: é que os doentes continuarão a ser tratados por médicos e enfermeiros. E, também, que por cada cinco doentes que tiverem alta, só entra um! Agora, respondendo à sua pergunta, o que lhe quero dizer é que foi o Sócrates que provocou a crise financeira mundial. Não acredita? Então vá perguntar ao Presidente Obama!"

M – "Dr. Paulo Portas, o senhor disse que, para compensar o País do negócio dos submarinos, ia dar barcos aos pescadores, tractores aos agricultores, fardos de palha às ovelhas"…

PP – "Ainda bem que me faz essa pergunta. Disse, e vou cumprir: vamos ter sardinhas, carapaus, besugos e xaputas até dizer basta. Mas respondendo agora à sua pergunta com toda a frontalidade, olhos nos olhos, o que lhe quero revelar em primeira mão é que o Sócrates, ao longo de seis meses, deu asilo ao Ben Laden, que esteve escondido num daqueles submarinos que eu comprei e que ele agora vai ter de pagar. Sabia disto?"

 2º Acto

M – "No debate de hoje vão participar os líderes dos dois partidos da esquerda radical, Jerónimo de Sousa (JS) e Francisco Louçã (FL).

E a primeira pergunta vai para o dr, Francisco Louçã: Porque é que o BLOCO está descer nas sondagens?"

FL – "Ainda bem que me faz essa pergunta. E respondo-lhe olhos nos olhos: Então você não sabe que a grande sondagem é no dia das eleições? Então você ainda não reparou que a burguesia manipula as sondagens? Mas não quero, de forma nenhuma, deixar a sua pergunta sem resposta: é público e notório que o engenheiro Sócrates, não contente com a bancarrota que criou em Portugal, também foi à Irlanda fazer o mesmo. Não me diga que não sabia!"

M – "Jerónimo de Sousa, o partido comunista não quis reunir-se  com a troika. Porquê?"

JS – "Não me venha com a troika, que me dá galo! Então você não sabe que o nosso PCP até ia desaparecendo do mapa por causa da perestroika e desse traidor das massas trabalhadoras, o Gorbachov? Mas, respondendo agora à sua pergunta, o que nós consideramos é que o Sócrates é que foi o cérebro da bancarrota na Islândia. Sabia disto? Se calhar não sabia!"

 3º Acto

M – "Estamos a aproximar-nos do fim dos debates.

- "Dr. Paulo Portas, o senhor tem afirmado repetidamente que é candidato a Primeiro Ministro. Quer explicar?"

PP – "Acho excelente que me tenha feito essa pergunta. Sou, realmente, candidato a Primeiro Ministro. E sei que conto com os votos dos pescadores, daquela gente da lavoura, dos vendedores de bonés rurais, dos ciganos das feiras, dos tractoristas, das peixeiras, das vendedoras de hortaliças, das velhotas dos lares … Como vê, é muita gente, é muito voto. Mas, se me permite, agora vou responder à sua pergunta: o que lhe garanto é que o engenheiro Sócrates nunca entrará no meu governo. Nunca! Jámé!"

M – "Dr. Francisco Louçã, ainda o dinheiro da ajuda não começou a chegar a Portugal e já está a dizer que não paga. Como é?"

FL – "Agradeço a sua pergunta, aliás de extraordinária pertinência. É claro que não pagarei nem um cêntimo a essa corja de abutres salafrários, a essa escumalha de especuladores sem rosto, a esse bando de usurários. Não pagarei! E eles não passarão! Não passarão! E, já agora, sabe quem é que afinal provocou a crise na Grécia? Pois olhe que não foi o Aristóteles… foi o Sócrates!

Sem comentários: