16 agosto, 2009

Vila Fria - Lixeira





Desde há muito que a popoluação de Vila Fria tem vido com o pesadelo da LixeiraPrimeiro foram as perturbações causadas pela antiga pedreira - rebentamentos dinamite que abalavam as estruturas dos edificios, as janelas e portas. O pó causado pela actividade de extração da pedra, pulverizava as habitações, trazido pelos ventos fortes das Nortadas que ainda hoje se fazem sentir. Reclamaram as populações.
Nada de bom aconteceu quando as pedreiras deixaram de funcionar.
Foram transformadas em lixeiras a céu aberto.
Uma aréa enorme de dimensões consideráveis com capacidade para milhões de toneladas de lixo alí foram sendo depositadas com os maus cheiros daí provenientes a serem trazidos pelo mesmo vento do Norte de sempre.
Isaltino de Morais nunca se preocupou com tal situação.
Os cheiros causados pelos liquidos vertidos e acumulados obrigaram a população a queixas sucessivas. A devassa da lixeira por gente de vários locais do concelho que procuravam alguns restos de lixo para fazerem negócio obrigaram novas reclamações e a lixeira foi vedada.
Os lixa dos hospitais da periferia de Oeiras eram criminosamente lançados a céu aberto na lixeira.
Mais reclamações, com a CMOeiras a furtar-sera-se sistematicamente a assumir as responsabilidades de tais situações.
O mal estar ocasionado pelos cheiros das aguas pestilentas obrigou Isaltino de Morais a cometer mais uma barbaridade - colocou bomdas a sugar as águas da lixeira para os esgotos que serviam as habitações de Vila Fria.
Como resultado, os gases originaram infecções, estragos nas habitações, com osxidação de haveres, etc, etc.
Houve intervenção do Delegado de Saúde que cosntatou o mal estar e os problemas de saude causado pelos gazes das aguas da lixeira que iam sendo lançados criminosamente, por via do esgoto, nas águas das Praias de Paço de Arcos.
Passados anos, fechou-se a lixeira, entretanto transfortmada em aterro sanitário.
Terminada a sua actividade como depósito dos lixos, foi prometaido por Isaltino de MOrais, como compensação para o sofrimento das populações de Vila Fria que a zona da antiga lixeira, seria tranformada em local de lazer e cosntruidas instalações que de algum modo podessem comunitariamente servir Vila Fria.
Até ao momento, apenas o campo de Futebol do União de Vila Fria se encontra na periferia da antiga lixeira.
Uma parte foi transformada em canil municipal, contra a vontade das populações.
O nível do lixo depositado, transformou aquilo que era uma suposta planície, num enorme planalto.
Hoje, porque a CMOeiras, ainda não está contente com todos os males produzidos, está a ransformar aquilo que já era um planalto monstruoso, numa enorme montanha.
Talvez se passe a chamar a Serra de Vila Fria, para fazer inveja à Serra de Sintra.
O depósito de centenas de camiões de terras, começou a originar que novamente os pós, empurrados pelos ventos dominantes desta época do ano, voltassem a encher as habitações, desta vez, já não com o pó brnaco das pedreira, mas com um pó (de Talco) vermelho e castanho.
É assim que se transforma a Pedrira de Vila Fria na Serra de Vila Fria.

3 comentários:

Unknown disse...

Parece que aquilo abriu uma cratera...

Belo Jardim que virou canil.

Enfim ... comentários para que...

Estas grandes obras do concelho de oeiras...

CiCi Urtiga disse...

O que se está a passar en Vila Fria é simplesmente vergonhoso.

Dá que pensar o facto de há bem pouco tempo quererem instalar naquele local uma zona de lazer!!

Será que Porto Salvo não serve para mais nada? Será que somos o "depósito" da concelho!?

Por acaso já alguém se deu ao trabalho de contablizar o número de camiões que está a passar no centro de Porto Salvo para que esta mega cratera seja fechada?

Anónimo disse...

Vila Fria sempre foi esquecida por todos os politicos deste Concelho nas ultima decadas por isso não admira o que se está a passar com a FAMOSA LIXEIRA....