06 novembro, 2014

Bélgica - manifestação e confrontos com a polícia



Uma manifestação contra a austeridade em Bruxelas juntou hoje cerca de cem mil pessoas e acabou com confrontos entre manifestantes e a polícia.
+Os participantes da manifestação levavam capuzes e bandeiras com as cores vermelho, azul e verde, que representam vários sindicatos e gritaram palavras de ordem contra as medidas de austeridade do novo governo de direita belga.
Nos confrontos, a polícia lançou gás lacrimogéneo contra um grupo que atirou pedras, virou carros ao contrário e incendiou contentores de lixo.
As estimativas dos sindicatos apontam, no entanto, para mais de 130 mil o número de pessoas que participaram na marcha ao som de assobios, lançando foguetes no centro da cidade para protestar contra as decisões governamentais que consideram injustas.
A polícia de choque investiu contra um grupo de manifestantes que incendiou contentores de lixo e ergueu barricadas nas ruas.
"É preciso esforço, é óbvio, mas o pacote de medidas proposto pelo governo é particularmente injusto. Na verdade, as grandes empresas e os detentores de capital não participam em solidariedade. Pelo contrário, ou reduzem os salários, ou reduzem a pensão, o que afeta a segurança social", disse o líder dos socialistas, Laurette Onkelinx, que encabeçou a marcha.

Sem comentários:

Enviar um comentário