25 setembro, 2009

Professores – insucesso escolar

Será que os professores terão algo a ver com isto?

 Será da Responsabilidade da Ministra?

 

Projecto português de combate ao insucesso escolar apresentado em Nova Iorque  http://ultimahora.publico.clix.pt/includes/img/vazio.gif

O projecto português “Mediadores para o Sucesso Escolar”, que permitiu aumentar em 14 pontos percentuais o sucesso escolar de alunos do ensino básico, é hoje apresentado como um “case-study” na conferência Clinton Global Initiative, em Nova Iorque. [Publico]

 

 

3 comentários:

  1. Anónimo25/9/09

    Antes de mais deveria levantar a questão do conceito de sucesso ou insucesso escolar. Não o faço por falta de tempo.
    Mas há dois pontos relativamente à notícia do Público a que tenho de me referir por razões de seriedade:

    1º - É falso o aumento de 14% de sucesso. A manobra para se chegar a tais resultados deve-se às aldrabices do Ministério da Educação, impondo ao sistema a obrigatoriedade de oferecer aos alunos as maiores facilidades no sentido de obterem "bons" resultados, enganando-os e enganando grande parte da sociedade portugusa e não só. O governo trocou a exigência admissível pelo "bodo" do "passa tudo" oferecido aos preguiçosos e incapazes.
    2º - No fenómeno do insucesso escolar não pode ser posta de lado a realidade sócio-cultural de cada comunidade, em particular, e da sociedade no seu todo, em geral.
    Ao contrário do que deveria acontecer, com a escola feita locomotiva, puxando a sociedade pelos carris adequados e na direcção certa, é a sociedade, no que nela de pior impera, que toma a dianteira, fazendo da escola a última carruagem de um comboio em decisivo descarrilamento.
    Chega de mentiras, ilusões, oportunistas. Não a governantes analfbetos e habilidosos que apenas estão interessados no poder, vivendo à custa do povo; do povo para quem dizem "trabalhar", enganando-o.
    O Verdadeiro sucesso escolar não interessa ao poder político, pois é à custa do insucesso que esse poder se sustenta.
    TENHO DITO

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25/9/09

    São estúpidos os que aceitaram colocar na agenda da conferência Clinton Global.
    Bolas. Parem de dizer mal, só por dizer.
    OV

    ResponderEliminar
  3. Anónimo25/9/09

    Caríssimo OV, não é dizer mal, é falar verdade. Mas não pense que o faço empenhado em deitar abaixo quem quer que seja. Faço-o com a noção da triste realidade a que o meu país chegou. E sofro, sofro por isso. Bem gostaria eu de aqui poder dizer, em consciência, o contrário. Mas, infelizmente, a verdade tal não me consente.

    TENHO DITO

    ResponderEliminar