02 janeiro, 2009

Professores - Avaliação



Eles não querem, nunca quizeram qualquer avaliação.
Temos que passar pelas escolas e começar a enxovalhar os professores.
Eles não merecem mais do que isso.
A sua grande maioria são incompetentes, sem perfil e vocação para a profissão.
Andaram mais de 2 anos a dizer que não. Ao fim desse tempo todo, apresentou a Fenprof um esquema de avaliação que os professores desconheciam e que não era mais de uma continuação da não avaliação.
Ora bolas.
As escolas não são o local de passagem de férias e umas aulas a sério de vez em quando.
Quem trabalha e recebe o seu salario tem direito e obrigação a ser avaliado pelo seu esforço,e dedicação e competencia no desempenho das sus funções.
O Pc e os seus satélites, a Fenprof, sempre quizeram a incompetencia como o seu nivelamento.

Cavaco Silva promulgou diploma sobre avaliação de professores
O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou ontem à noite o diploma sobre a avaliação do desempenho de professores, noticiou esta tarde a Sic Notícias.

Fenprof e FNE garantem que professores não desistem de lutar contra modelo de avaliação

Um dia depois de o Presidente da República ter promulgado o diploma sobre a avaliação do desempenho de professores, representantes da Fenprof e a FNE garantiram que os docentes não vão desistir de lutar contra aquele modelo.Ouvido pela rádio TSF, Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof (Federação Nacional dos Professores), disse não ter ficado surpreendido com a decisão tomada por Cavaco Silva e lamentou que o Presidente não tenha querido tréguas. Para o dirigente da Fenprof, Cavaco Silva “tomou o partido do Governo” e não quis tréguas porque “não tentou uma solução de consenso” nem “se reuniu com os sindicatos”.

19 comentários:

  1. MENTIR não deveria ser permitido nestas coisas da INTERNET... Mas como os cobardes se escondem por detrás de falsas identidades, vale tudo... É a democracia... Melhor, vale tudo a todos menos aos professores, esses criminosos que um dia aprovaram nas universidades corrompendo todos os professores, com diplomas passados no dia 30 de FEVEREIRO... Deixem-se de insultar. INFORMEM-SE MELHOR... Voltem para a escola para aprenderem algo de útil para além de escrever um conjunto de barbaridades... Ok?

    ResponderEliminar
  2. Um exemplo: A minha filha tira 20 a tudo no ensino secundário, enquanto colegas da mesma turma, com os mesmos professores, não passam do 8 ou de 12 a todas as disciplinas! Vai dizer-me que o senhor pode ser besta e bestial ao mesmo tempo? Como assim? Já se questionou sobre a competência de um médico que receita os medicamentos a dois doentes com a mesma patologia em função do resultado da receita? Acha que se há um doente que toma os remédios e se cura... o médico é excelente e que se o outro morre (porque bebe álcool com os medicamentos, nunca os toma a horas ou nem sequer os toma) o médico é um incompetente? Então é o médico que tem de ir a casa meter os medicamentos na boca do doente? Acha que o professor da minha filha (que para mim é excelente) é responsável por ir a casa dos outros alunos para fazer o estudo por eles? Então pode ser-se Excelente e incompetente ao mesmo tempo? Pois, meu caro, no modelo desta Ministra, SIM !

    ResponderEliminar
  3. PORTUGUESES ABRAM OS OLHOS! Temos de ser, de facto, PERSISTENTES. A luta vai continuar porque a JUSTIÇA é a ARMA dos PROFESSORES. LUTAREMOS ATÉ QUE O TECLADO SE ROMPA!
    Se os portugueses tivessem melhor formação, o país não estaria na miséria. Porém, com cada vez mais analfabetos a fazerem análises com diplomas das "Novas Oportunidades a chegarem ao poder... bem estamos entregues à bicharada... Que 2009 seja o ano da verdade. Que os portugueses abram os olhos e vejam o que foi feito à educação dos seus filhos.. Que alguns dos professores menos informados se auto-valorizem pois sempre foram avaliados em todo o percurso até se formarem… E depois dos governos de Cavaco Silva, com a imposição da formação contínua (em moldes semelhantes aos de Espanha!). Por isso, ainda que os governantes digam que era uma progressão automática, NUNCA ESTA MENTIRA SERÁ UMA VERDADE... Ainda que José Sócrates e a Ministra da Educação queiram fazer ressuscitar a máxima do o Ministro da Propaganda de Hitler segundo a qual "Uma Mentira muitas vezes repetida pode transformar-se em verdade", UMA VERDADE será sempre VERDADE e UMA MENTIRA sempre será MENTIRA, ainda que repetida 5 milhões de vezes.

    ResponderEliminar
  4. Uma mãe comentou também e eu gostei de ler os elogios aos seus filhos (tipo mãe coruja!) “porque sempre foram excelentes estudantes”. Curioso. NÃO DIZ QUE TIVERAM EXCELENTES PROFESSORES. Diz só que “sempre foram excelentes estudantes” MUITO BEM; minha senhora. Lamentavelmente temos a certeza que, para os companheiros dos seus filhos que reprovaram, os filhos não são incompetentes nem menos estudiosos ! São os professores que são incompetentes… ou burros como se diz por alguns destes lamentáveis comentários! Tenha paciência. Um professor não pode ser EXCELENTE e INCOMPETENTRE ao mesmo tempo. Não insulte os meus filhos que estudam porque OS MEUS FILHOS NÃO SÃO TIJOLOS, os professores não podem ser avaliados pelo número de tijolos que colocam num muro, entende?
    E um tal de Silva também diz que nunca houve avaliação e nós enviamos-lhe o seguinte: Pergunto-lhe só… Para que servem os inspectores…? Acha que isso tem a ver com a avaliação das competências ou com os resultados da acção desta Ministra que cada vez vai levar mais professores se não para o Manicómio, garantidamente para psiquiatria… Percebe? Os inspectores que façam o seu trabalho ou acha que UM POLÍCIA É UM INCOMPETENTE SÓ PORQUE VÊ O SENHOR PASSAR NUM STOP SEM PARAR E NÃO O MULTA!? Deixe-se de tretas, homem. Não diga disparates… Os professores são os únicos a quem é descontado um dia de trabalho (marcada falta todo o dia, só porque chegaram 5 ou 10 minutos atrasados à primeira aula! Não sabia? Leia a legislação que esta ministra aprovou e aprenda. Eu tenho faltas de um dia por ter chegado atrasado 10 minutos devido aos óptimos condutores que passaram o vermelho e bloquearam o trânsito numa ponte, percebe? Se fosse hoje, dava meia volta e a sua filha (ou de outros) ficaria sem aulas, percebe?

    ResponderEliminar
  5. PORTUGUESES ABRAM OS OLHOS!
    ESTES BLOGUISTAS que mal sabem escrever e dizem barbaridades, deveriam ser realmente sentados no BANCO da JUSTIÇA ao lado da MINISTRA. O autor deste blog demonstra ser educado... Por isso, AFIRMA "Temos que passar pelas escolas e começar a enxovalhar os professores."
    Depois, afirma "A sua grande maioria são incompetentes, sem perfil e vocação para a profissão." A sorte deste senhor é que vivemos numa DEMOCRACIA QUE MAIS NÃO É DO QUE UMA LIBERTINOCRACIA. Caso contrario, pagaria caro o que afirma... Infelizmente, nesta LIBERTINOCRACIA permite-se a qualquer labrego (sem insulto aos agricultores que muito respeito!) este tipo de calúnias: deveria ser obrigado a apontar, EM TRIBUNAL, quem são os CORRUPTOS das UNIVERSIDADES que aprovaram os professores para que "sua grande maioria são incompetentes"!
    O MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERIA ANALISAR ESTES COMENTÁRIOS E CHAMAR À RESPONSABILIDADE QUEM É IRRESPONSÁVEL E ESCREVE EM 8 LINHAS UMA MONTANHA DE INSULTOS...
    CONCLUI-SE QUE NÓS PROFESSORES TEMOS MUITO TRABALHO PELA FRENTE: EDUCAR OS CIDADÃOS ADULTOS QUE DEVERIAM ESTAR JÁ EDUCADOS... conclui-se que Temos de ser, de facto, PERSISTENTES. A luta vai continuar porque a JUSTIÇA é a ARMA dos PROFESSORES. LUTAREMOS ATÉ QUE O TECLADO SE ROMPA!
    Se os portugueses tivessem melhor formação, o país não estaria na miséria. Porém, com cada vez mais analfabetos a fazerem análises com diplomas das "Novas Oportunidades a chegarem ao poder... bem estamos entregues à bicharada... Que 2009 seja o ano da verdade. Que os portugueses abram os olhos e vejam o que foi feito à educação dos seus filhos.. Que alguns dos professores menos informados se auto-valorizem pois sempre foram avaliados em todo o percurso até se formarem… E depois dos governos de Cavaco Silva, com a imposição da formação contínua (em moldes semelhantes aos de Espanha!). Por isso, ainda que os governantes digam que era uma progressão automática, NUNCA ESTA MENTIRA SERÁ UMA VERDADE... Ainda que José Sócrates e a Ministra da Educação queiram fazer ressuscitar a máxima do o Ministro da Propaganda de Hitler segundo a qual "Uma Mentira muitas vezes repetida pode transformar-se em verdade", UMA VERDADE será sempre VERDADE e UMA MENTIRA sempre será MENTIRA, ainda que repetida 5 milhões de vezes.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/1/09

    Alguns professores estão a começar a ficar enervados.
    A mentira da educação que passa acima de tudo por eles, está a ficar aos olhos do Zé Povinho como um embuste, apenas para camuflar a falta de nivel de muitos daqueles que se auto proclamam profissionais da educação.
    mais grave, muitos pensam que apenas a sua verdade é que conta neste universo de quase 10 milhões a que um dia chamaram Portugal.
    O Zé Povinho não pode nem deve continuar a, diariamente, ter nos telejornais em tempo de antena, profissionais da politica, pagos pelos impostos dos contribuintes a dizer mal, enxovalhar ministros e gente muita dela, com muito maior arcaboiço moral e profissional que eles.
    Os argumentos para não serem avaliados já se esgotaram.
    Toda a gente sabe que os professores não querem ser avaliados.
    Uma grande parte, por concurso, nem a continos chegavam

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/1/09

    O problema de ser bom professor, não é ensinar a quem tira 20.
    Esse aluno, na maioria das situações, até saberá mais que o professor.
    O problema está na capacidade do professor em chegar para si aqules que por qualquer razão não querem aprender.
    Esses serão os professores.
    Mas afinal, qualq é a percentagam, na avaliação que conta, relativamente ao sucesso ou insucesso dos alunos?
    Vamos lá acabar com a demagogia, ou querem meter Lisboa pelos olhos dentro dos portugueses.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/1/09

    O direito ao enxovalho é igual para a Ministra, para o Primeiro Ministro ou para os professores.
    Sabe bem, chamar e enxovalhar toda a gente, por palavras ditas e escritas e já não gostam que se lhes pague da mesma moeda?
    Pois, esses quase 300 profissionais do sindicalismo que pelas escolas, já não lhes conhecem o caminho desde há muito, pagos pelos imposto dos portugueses podem fazer e dizer o que lhes interessa e, cpoitadinhos, gente tão séria e honesta de actos e principios, não podem ser criticados e enxovalhados.
    Pois, não será que desta vez a coisa não vai começar a "doer" para o lado dos professores?

    ResponderEliminar
  9. CALMA, amigo. Parece ter ficado sem argumentos., Quer que lhe envie o sitio para ver onde é gasto muito mais dinheiro numa só pessoa: http://democraciaemportugal.blogspot.com/2007/02/filha-de-antigo-ministro-adida-em.html. (Ah! Esqueci-me! É um personagem socialista e como tal um só socialista é normal que ganhe mais do que os 300 professores que o senhor diz estarem a ser pagos com os impostos de portugueses!). http://democraciaemportugal.blogspot.com/2007/01/ganhar-3500ms-sem-fazer-nada.html ... Enfim! Aqui está, meu caro, visite "Tachos e Cunhas" publicados em "Democracia em Portugal?" e depois venha lá dizer ao povo que gasta dinheiro com professores nos sindicatos. Ainda assim, leia o blogue "http://democraciaemportugal.blogspot.com/2007/06/puta-que-pariu-este-governo-professora.html" e verá que mais pessoas faziam falta para evitar mortes que este governo deixou... Por isso, para 140.000 trabalhadores, 300 sindicalistas é uma ninharia... Sabe qual o papel desempenhado pelos sindicatos que evita ao governo ter de criar estruturas pesadíssimas para levar a cabo a formação dos seus quadros? Ou espera que seja o Belmiro de Azevedo a formar os quadros de pessoal? Mais, face aos milhões que são dados à CONFAP e aos partidos políticos, por exemplo, isto é uma gota! Enfim... Creio que sabe muito bem.... Por isso, os seus argumentos, sim! Esses são de quem sabe bem fazer demagogia. Mas eu sei que o senhor sabe que o povo sabe que o senhor não tem razão... E o tempo vai provar isso, entende?

    ResponderEliminar
  10. Começo a fartar-me de dar aulas na internet a pessoas de mente formatada... Quero apenas dizer-lhe que muitos dos alunos são como o senhor (ou senhora!)... Esperam que seja o professor a trabalhar por eles mas não deixam o professor ir fazer os exames por eles... Logo, se preferem a playstation e não estudam , lá se vai tudo. Ou ainda tem dúvidas disso? E acha que são os professores que os vão cativar para estudar... Ah Ah Ah... deixe-me rir. Crê que podemos competir com as playstations quando vêem que os professores são insultados por incultos? A ver como tratam as pessoas que demonstraram a competência no local próprio - universidade - a serem enxovalhadas por qualquer labrego, quem julga quer ser formado hoje?. Dificilmente Quanto aos 20 dos alunos, há algo que eu não sabia... O senhor (será que é porta-voz de algum português mais ou está isolado, é o único que anda certo?) deveria pensar em rever a avaliação do trabalho dos alunos... mas não! Prefere avaliar os professores como se o médico pudesse ser responsável pelo doente que não tomou os medicamentos ou os ingeriu com bebidas alcoólicas... Está bem enganado, meu caro ANÓNIMO... Já agora, pelo menos dê um nome para a gente o identificar...! Ainda que seja tão falso quantas as suas afirmações... Ou será que prefere ficar anónimo, não vá o pseudónimo revelar parte da sua personalidade!...

    ResponderEliminar
  11. Viva a transparência, viva a avaliação. Depois da escolha à sorte dos professores outros titulares, na maior desonestidade concursal. Até aí sempre tinha havido um concurso nacional, para todos, agora fizeram centenas, um em cada capelinha, sob a vigilância dos seus conselhos executivos e do chefe da DRE que foi o presidente do júri de todos (únicos com dom da ubiquidade). Então deu: Titulares amigos com menos habilitações; mais novos e menos experientes que outros que ficaram na categoria de só professores. Ora são estes titulares os avaliadores. E ainda que tenham interesse na má classificação do avaliado, pois ambos vão ser ordenados e graduados, para o futuro. Mais isento! Será que o ME não confia na sua Inspecção para avaliar?

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ler o que escreveu uma mãe, defendendo a avaliação dos professores que esta ministra quer implementar. Elogiava aos seus filhos (tipo mãe coruja!) “porque sempre foram excelentes estudantes”. Curioso. NÃO DISSE QUE TIVERAM EXCELENTES PROFESSORES. Disse unicamente que “sempre foram excelentes estudantes” QUE BEM!... Lá está, Esta senhora pensa como este ANÓNIMO! Lamentavelmente temos a certeza que, Os filhos aprovaram, logo, os filhos são inteligentes... Os colegas dos filhos que na mesma turma reprovaram, não são, seguramente, incompetentes... nem menos estudiosos! Os professores deles é que são INCOMPETENTES…! QUE BEM! Quando um trabalhador fizer mal o trabalho não for capaz de dar conta do recado que tem de fazer e for despedido, que culpe o patrão... Tenha paciência. Um professor não pode ser EXCELENTE e INCOMPETENTE ao mesmo tempo. Não insulte os meus filhos que estudam porque OS MEUS FILHOS NÃO SÃO TIJOLOS, os professores trabalham com seres humanos... não com tijolos ou azulejos... Não podem ser avaliados pelo número de tijolos que colocam num muro, entende? E muit menos são responsáveis por deficiências dos filhos dos outros, nem pelas faltas à escola porque os pais vão de férias e levam os filhinhos, ou porque decidem levá-los trabalhar com eles para a feira, percebe. QUEREMOS SER AVALIADOS com JUSTIÇA e CRITÉRIOS HUMANOS, JUSTOS... Onde está a demagogia? Aqui? Ou nos discursos dos que nada sabem e se pronunciam sobre tudo e todos?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/1/09

    Este JOAQUIM, que não sei quem é, tem toda a razão, mas talvez tenha gasto o seu tempo para nada. Não vale a pena distribuir pérolas...
    É aguentar firme e deixar andar. Um dia a razão virá ao de cima. Só que os professores são, na sua grande maioria, pessoas cultas, educadas, sabem com quem lidam e não confundem justiça com vingança. Se assim não fosse eu fartar-me-ia de rir...
    Também prefiro ser anónimo a assinar esta pequena observação, pois a minha assinatura equivaleria a um grande chuto no traseiro de muito "boa gente"

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/1/09

    Os nervos e a falta de argumentos andam à flor da pele.
    Calma.
    Se a verdade é como o azeite, vamos daqui a pouco tempo, observar de que lado está a maioria de razão.
    Já conheço este tipo de argumentos desde o verão de 1975 - a cortina de ferro já caiu, mas o "sistema, o Sol" continua a iluminar algumas mentes pródigas na demagogia barata e falsa.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/1/09

    Ao Exmo Anónimo que aparece em último lugar. Eu sou o anónimo que o antecedeu.
    Espero que o seu curto comentário não tenha a intenção de se contrapor ao meu. De contrário é você que não tem argumentos e está coberto de nervos.
    O JOAQUIM tem razão e o que eu disse está correcto.
    Aconselha calma. Num dado sentido, sim, devemos todos tê-la. Mas o mundo já não esperará por nós, que estamos a perder o comboio do conhecimento, da educação, da cultura, e este governo é tão culpado disso que, neste capítulo, nem o histórico Salazar fez o que Sócrates está a fazer.
    Quanto ao lado de que está a razão, já não é necessário esperar nada. Está tudo à vista. Não é capaz de ver quem somos e como estamos?
    Relativamente à cortina de ferro e aos muros..., eu fui um dos que ajudaram à sua derrocada. Por isso estou à-vontade para falar...
    e para assinar. Mas ainda não o faço desta vez.
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/1/09

    Só uma mente adoentada pode comparar Socrates a Salazar.
    A raiva que uma grande parte dos opositores de Sócrates deixam transparecer, não pode significar mais do que, defender aquilo que está ou estaria mal, para que tudo ficasse na mesma.
    Nem tempo, nem massa cinzenta e muito menos saliva para gastar com este tipo de comentários que não são mais que um atentado à mais humilde e mediana inteligência da grande maioria do Povo português.
    Este método e este tipo de "conversa" desde há muito que não enganam ninguem.
    No tempo do Salazar, apenas a 10 klms de Lisboa, para ir às aulas da 1º Classe, os alunos tinham que fazer 3 klms a pé, pelo meio do matagal.
    Mias comentários para quê?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/1/09

    Vim aqui parar quase por acaso, pois tenho mais que fazer. Mas não vou deixar passar em branco o ultimo comentário.
    Meu caro Senhor (ou Senhora?), vê-se que não entendeu nada do que eu dissera anteriormente.
    Eu não comparei Sócrates a Salazar. Mas não retiro uma palavra do que disse.
    E se quer saber, fui dos que lutei contra o antigo regime, na clandestinidade e não só, e não foi preciso ser comunista para o fazer.
    Mais: conheço Sócrates de há muito. Até sou seu amigo, veja bem! Mas não confundamos as coisas!
    Fala da escola do tempo de Salazar e dos 3 km a pé. Eu tinha que andar muito mais, descalço, mesmo com o chão coberto de geada, e de estômago vazio. Não tive carinho, nem infância, nem adolescência, nem juventude. Tive pobreza em meu redor. Mas enriqueci em educação, em conhecimento, em visão e em ideal.
    Meu Caro Anónimo, pensará que sabe alguma coisa da vida?
    Não se engane a si próprio e pense antes de dizer o que quer que seja, para não ofender ninguém, porque eu não o ofendi, nem a si nem a Sócrates, e ele sabe bem disso. Acalme-se!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo6/1/09

    Um omnipotente e omnipresente Deus lançou todos os coeficientes de inteligência para alguns seus escolhidos.
    A "casta dos professores" terá saído nessa rifa.
    Que pena. Muitos destes comentaristas, deveriam perder um pouco do seu tempo e da sua massa cinzenta e olharem-se ao espelho de vez em quando.
    Deveriam aprender com aquela velha máxima socratiana - só sei que nada sei.
    Talvez outra mais popular se encaixe bem - presunção e agua benta, cada qual toma a que quer.
    Feliz 2009

    ResponderEliminar
  19. Anónimo7/1/09

    Caro último anónimo, não tenho a certeza, mas presumo que o seu comentário se relacione com o anterior, que é meu.
    O modo como V.Exª se expôs define tudo...
    Poderia ficar por aqui, mas quero dizer-lhe que, ao contrário do que pensa ou sugere, não sou professor, não sou religioso e por isso não meto os dedos nas pias sagradas, e tenho consiência de que não sei muito. Mas, já agora, qual de nós saberá mais?
    A mim basta-me saber quem sou, ou melhor, o que sou, o que ando cá a fazer e quem tenho em meu redor.
    Só que foi dura a caminhada para aqui chegar. Talvez daqui a 30 ou 40 anos V.Exª. me possa entender. Pena é que por essa altura eu já cá não esteja, haverá muito tempo. Senão valeria a pena a troca de pontos de vista.
    Agora, não julguemos os outros a partir de nós próprios, não fica bem.
    Para terminar, convido-o a reler o meu anterior comentáro e a reflectir um pouco sobre o que lá deixei.

    ResponderEliminar