Sport Lisboa e Benfica
UM - "A principal novidade, no entanto, prende-se com a liquidação dos empréstimos à banca, que continuavam por saldar. Tanto o financiamento contraído ao BBVA como ao BES foram liquidados, algo com que o presidente da Assembleia Geral do Benfica se congratulou.
«É saudável o clube não ter passivo bancário, tomara todas as instituições poderem dizer o mesmo. A ausência de votos contra mostra que as contas agradaram»"
«É saudável o clube não ter passivo bancário, tomara todas as instituições poderem dizer o mesmo. A ausência de votos contra mostra que as contas agradaram»"
DOIS - SAD no «top-30» da Europa
O Benfica figura no top 30 do estudo elaborado pela Brand Finance, organização que fez o terceiro estudo sobre os clubes de futebol enquanto poder de marca. Os encarnados figuram na 28.ª posição e é a primeira vez que um clube português entra nesta lista.
Segundo explicou a A BOLA João Baluarte, do Grupo Lift, que representa a Brand Finance em Portugal, a classificação podia ser ainda mais elevada: «Estamos só a falar da SAD, porque os clubes portugueses são eclécticos e as receitas são segmentadas. Se fôssemos avaliar o Benfica como clube e não apenas a SAD, os valores seriam superiores», acrescentou Baluarte, explicando que a projecção do valor de marca é feito com base no cruzamento das receitas de bilheteira, comercial e TV e de todos os estudos públicos.
Há variáveis consideradas, entre as quais a situação financeira do país, o clima económico e o património do clube. No final atribui-se um rating, cuja lógica é semelhante ao das agências de notação. Os encarnados têm um BBB.
Segundo explicou a A BOLA João Baluarte, do Grupo Lift, que representa a Brand Finance em Portugal, a classificação podia ser ainda mais elevada: «Estamos só a falar da SAD, porque os clubes portugueses são eclécticos e as receitas são segmentadas. Se fôssemos avaliar o Benfica como clube e não apenas a SAD, os valores seriam superiores», acrescentou Baluarte, explicando que a projecção do valor de marca é feito com base no cruzamento das receitas de bilheteira, comercial e TV e de todos os estudos públicos.
Há variáveis consideradas, entre as quais a situação financeira do país, o clima económico e o património do clube. No final atribui-se um rating, cuja lógica é semelhante ao das agências de notação. Os encarnados têm um BBB.