Eles não querem mesmo a avaliação
Querem que continue tudo na mesma
Não interessa gastar mais tempo com este tema.
Há muitos, muitos, demasiados interesses escondidos por detrás deste "sistema".
Pior, durante muitos e muitos anos, foram criados, aumentados e geridos, muitos vícios em toda a cadeia das escolas, desde a gestão aos alunos.
Os professores, durante esse tempo, conseguiram não sair do seu pedestal, passar imunes.
Hoje, por não ser mais possível continuar a alimentar a "escola" com verbas equipamentos para que tudo fique igual, como dantes, surgiu a "rebelião", comandada pelos "guerrilheiros da terra queimada".
Algo ficou demonstardo para quem andava longe dos problemas das escolas - a rebaldaria em muitas escolas e de muitos professores, era o pão nosso de cada dia.
Por outro lado, nem sempre quem produz ou fabrica uma peça, tem a melhor ideia ou a capacidade de alterar a estrutura da máquina de fabrico.
è isso que acontece com os professores.
Eles estão a defender os seus e únicos e individuais interesses. Esqueceram-se desde o inicio até ha bem pouco tempo, quando os sindicatos alteraram a retórica, da Escola, dos alunos, a razão primeira da sua existência e em especial dos pais e encarregados de educação.
Olharam e querem continuar a olhar apenas para o seu próprio interesse.
Hoje ficou avivada na memória de quem se está a interessar por este conflito, que o que os professores apregoam, na maioria dos casos não corresponde minimamente à verdade.
Hoje todos sabemos que a vida de professor, embora mais dificil sobre o problema disciplinar, em comparação com uma qualquer outra profissão leva grande vantagem.
Leva vantagem em salários muito mais elevados, leva vantagem em responsabilização perante as hierarquias, pois práticamente não têm que prestar contas a ninguem, leva vantagem no número de horas, dias e meses que prestam serviço por ano.
A balela de que tem que trabalhar muito em reuniões, preparação das lições, etc, não colhe adeptos do lado de fora da escola por não corresponder minimamente à verdade.
Quem não conhece a vida de professor amigo ou vizinho para conferir que o que eles dizem não é verdade ?
Chegou-se á conclusão que existem "muitos professores analfabetos". Sabem o b á bá do que ensinam e até para preencher as fichas de avaliação foi desculpa para a dificuldade da mesma.
Chegou-se à conclusão que não basta ter habilitações para se ser professor.
Pena é que os melhores, pouco ou nada se não tenham demarcado dos outros. Muitos, foram aproveitados para a propaganda da imbecilidade.
Acontece porém que os portugueses contribuintes, passaram a olhar para estas e outras situações semelhantes com outro olhar.
Os partidos politicos, vão atrás da onda.
Os da "terra queimada" ainda funcionam com a cassete, alguns dos outros, quando muda o chefe, muda a opinião.
Por tudo isto, que se faça a avaliação.
in "Portugal Diário"Um dia depois daquela que os sindicatos consideraram
«a maior greve de sempre» na Educação, a ministra, Maria de Lurdes Rodrigues, esteve na Assembleia da República, num debate de urgência requerido pelo Bloco de Esquerda, que incidia sobre o modelo de avaliação dos docentes.
A deputada bloquista Cecília Onório abriu o debate considerando que a
«escola não pode ficar refém da teimosia do Governo».
Criticada por todas as bancadas da oposição, com excepção do PS, os deputados
pediram a suspensão do modelo à ministra.
Mas esta, mesmo antes de ouvir as críticas, expressou a sua opinião.
«Não me peçam para suspender a avaliação», afirmou no seu discurso, logo no início do debate.
Durante as suas intervenções, Maria de Lurdes Rodrigues acusou várias vezes a oposição de não apresentar «propostas concretas» e, por isso mesmo, insistiu na necessidade de aplicar o actual modelo.
«Só há este modelo, os outros são abstractos», defendeu.
Já depois do fim do debate, os sindicatos de professores em vigília frente ao ministério da Educação reagiram às palavras da ministra. Garantem que estão abertos a novos encontros, mas só com fim do modelo de avaliação em cima da mesa e acrescentam:
«não vai ser pedida negociação suplementar».