16 novembro, 2010

Falar, falar, falar

"O presidente do Tribunal de Contas disse, ontem, o seguinte: é "indispensável (sic) que não se multipliquem, neste momento de crise aguda, declarações que façam estremecer, ainda mais, os malvados mercados. Oliveira Martins disse mais: disse que é "impensável" (sic) apontar a saída do euro como solução para os problemas que temos pela frente. Cavaco Silva também disse: disse que "existem palavras a mais na vida pública portuguesa". Enfim, vozes lúcidas, depois de termos assistido, nos últimos dias, a um conjunto de tiradas entre o perigoso e o louco.

Exemplo um: ontem, o ministro das Finanças disse que o risco de entrada do FMI é "elevado" (ai sim?). Depois disse que, apesar disso, não há contactos oficiais para a consumação do facto. Exemplo dois: Paulo Portas acha que a coisa só já lá vai com um governo de salvação nacional, ao qual ele, naturalmente, deveria pertencer. Ele e mais uma série de luminárias capazes de nos resgatarem de vez deste atávico deixa-andar que faz parte do nosso ADN.

O líder do CDS/PP pode dar- -se a estas excentricidades verbais, porque conta pouco, neste momento. O mesmo não deve dizer--se, contudo, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e de proeminentes figuras socialistas que, à beira do desespero, não confiam já em si mesmos (logo, no primeiro-ministro) para levar a bom porto esta monstruosa empreitada em que nos metemos por incapacidade própria.

Luís Amado entende que o país não se endireita sem uma coligação - e, de preferência, já! Sem essa volátil entidade que ajuda a atirar culpas para todos os lados quando a situação escalda, o ministro acha mesmo que, mais cedo do que tarde, teremos de sair do euro. "O país precisa de uma grande coligação que permita ultrapassar a actual situação", declarou Luís Amado ao "Expresso" do último fim-de-semana.

Lá longe, em Macau, Sócrates enrugou o sorriso e respondeu: a Oposição não quer nada connosco. Ou seja: se isto afundar, a culpa há-se ser deles também.

Pequeno pormenor: estas intervenções aconteceram dias antes do início de uma nova ronda de negociações entre Governo e PSD, tendo em vista a aprovação, no final da próxima semana, do Orçamento do Estado para 2011. Grande pormenor: esta vozearia acontece num momento em que os mercados medem cada uma das palavras, das intenções e dos movimentos de quem manda no nosso país. Imagino que os analistas internacionais estejam hoje (mais) um bocadinho confusos com tudo isto. Ajuda: não tem que enganar - há quem continue a achar que vive num país cheio de irredutíveis portugueses, certos de que nada do que acontece ou do que possa dizer-se, por muito abstruso que seja, influenciará decisivamente as suas vidas. É mentira, mas é uma doce mentira."

Sem comentários: