31 agosto, 2010

Paço de Arcos

Senhor Jesus dos Navegantes - benção dos barcos

PSD - Universidade de Verão

Assim se ensinam os novos "PSD Boys"

"Os participantes no happening de Castelo de Vide tiveram uma aula prática sobre este PSD: na falta de argumentos, insulta-se o adversário; na ausência de estrutura - digamos moral, mental, cívica, o que quiserem - para articular uma ideia que seja, atiram-se uma piadas, nem sequer bem sucedidas.

Felizmente, a coisa está a ter uma boa cobertura televisiva - os portugueses têm, assim, uma oportunidade de ouro para tomarem contacto com a tropa fandanga que - não se riam! - pretende governar Portugal. "

PSD - Universidade de Verão

PSD na melhor fase de Passos Coelho.
Sem acertar o passo, Coelho encomenda a estes emissários, umas histórias da carochina para entreter os futuros boys do PSD.

"Miguel Relvas acusa Sócrates de sofrer da ‘síndroma da bruxa má’
O secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, recorreu hoje às histórias infantis para ilustrar o «país de ilusão» em que José Sócrates vive, considerando que o primeiro-ministro sofre da «síndroma da bruxa má»"

30 agosto, 2010

Bugio



Uma ideia que pode vencer. A burocracia que fará?"A Associação Espaço e Memória, em Oeiras, sugere a criação de um museu e a organização de visitas guiadas no Verão ao «degradado» farol do Bugio, para recuperar e a aproveitar aquele espaço com mais de 400 anos de história." ( Diário Digital)

O mistério da compra do penico

Lamentavelmente não há notícias sobre este mistério tão candente para a economia nacional.
Alguns comentadores e politólogos comentam em "off" que tudo não passou de um boato
Costa do Estoril

FCP - ganha com "batota"

Nada de novo.
Há falta de honestidade.

"Todos viram que houve falta, todos viram que houve 2 penaltys no mesmo lance, e todos já perceberam que o Porto vai ser campeão a bem ou a mal. Para já tem sido a mal. Penaltys contra o Porto e a favor dos seus adversários directos ninguém vê. Penaltys a favor e golos irregulares do Porto os árbitros validam. E vão 9 pontos. Isto assim vai ser um passeio " (diario.iol)

A Semanada n´O Jumento


"Passos Coelho ainda não convenceu ninguém com a sua revisão constituição, para ale, é claro, do Paulo Teixeira Pinto e de Ângelo Correia, mas já quer introduzir mudanças nas práticas governamentais, agora quer que os orçamentos sejam apresentados até à data em que o Presidência da República ainda detém o poder de dissolver o parlamento. Bem, é de concluir que para Passos Coelho o orçamento vai deixar de passar a ser aprovado pelo parlamento, antes disso os presidentes devem lê-lo e se não gostarem do que lá está dissolvem a Assembleia da República. Parece que a ideia do brilhante professor de direito fiscal, agora economista, pegou.
Quando o país gozava de uns dias tranquilos e livres de ratings foi sobressaltado, a coitada da Manuela Moura Guedes continua de baixa, ao que parece o médico ter-lhe-á dito que não poderia trabalhar enquanto sofresse de alergia ao trabalho. Ao que parece e depois de feito o diagnóstico a coisa é curável, basta que a TVI lhe receite um milhão de euros e ela já pode ir de convalescença para uma qualquer jornal, ou, de preferência, numa televisão pois aí aparece todo o esplendor da sua beleza.
O embrulho em Duarte Lima está metido tem tido efeitos pedagógicos inesperados, todos os que nos últimos anos apoiaram violações sistemáticas do segredo de justiça e participaram em julgamentos na praça pública, são agora defensores incondicionais dos direitos dos cidadãos, opõem-se aos métodos dos jornalistas e afirmam o primado do direito. É uma pena que o caso BPN esteja a parir um rato, se assim não fosse ainda ia ver o Pacheco Pereira a questionar a existência de um sindicato no Ministério Público.
É uma pena que uma boa parte do PSD esteja de férias, o mesmo sucedendo com distintos economistas e comentadores, senão muita gente teria que explicar muito melhor porque razão há uns meses atrás usavam o exemplo da Irlanda para dizerem que aquele país, ao contrário de Portugal, tinha feito o trabalho de casa. Agora que se soube que o risco de falência da Irlanda é bem maior do o de Portugal fez-se silêncio. Afinal a insustentabilidade não é um exclusivo português, o que é um exclusivo luso é a cobardia e a desonestidade intelectual.
Manuel Alegre faz-me lembrar aquele fulano que caiu num barril de cerveja e de vez em quando vinha cá acima para pedir tremoços, quase desapareceu e quando menos se esperava deu entrevistas telefónicas para comentar em tom paternalista a designação do candidato presidencial do PCP. Enfim, temos se não existissem telemóveis nem o Xico Lopes teria incomodado a pesca do poeta."

El Corte Ingles

Crise?

"El Corte Inglés lucra em Portugal e planeia loja em Cascais
Os lucros do El Corte Inglés em Portugal cresceram 13,4 por cento no exercício de 2009, para 13,6 milhões de euros, ao contrário dos resultados líquidos do grupo em Espanha, que caíram 1,5 por cento. Nos próximos anos, haverá novos investimentos" (sol)

Louçã está pior

Quanto pior, melhor.
Louçã, ou não está bom de cabeça ou acredita mesmo que consegue enganar os portugueses.
É, muito mau.
"O mais importante é que pela primeira vez na história moderna portuguesa torna-se possível vencer a reeleição de um Presidente da República", afirmou, frisando que se trata de derrotar "a convergência de uma direita unida pelo situacionismo económico, que põe em causa a responsabilidade social".(jn)

29 agosto, 2010

Professores - FENPROF


Que saudades havia de voltarmos a ouvir a velha cassete.
Eles continuam a não quere a avalaiação.
Querem emprego certo, férias ao desbarato, progressões com ou sem mérito e menos horas de trabalho quanto mais tempo de serviço tiverem.
E o Zé, a pagar... tudo isto.

Paço de Arcos - Senhor Jesus dos Navegantes

Em Paço de Arcos o "Passeio de Arte" transforma comércio local em comércio especial

A Câmara Municipal de Oeiras inaugurou hoje a exposição “Passeio de Arte”, um evento “heterogéneo” que “apresenta pintura” em lojas do comércio tradicional no centro histórico de Paço de Arcos e que acontece até 30 de Setembro.

Nuno Campilho, presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, disse à agência Lusa que a exposição pretende ser “uma referência cultural” e criar “um passeio com arte”, adicionado às tradicionais festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, “que também abrem hoje ao público”.
No entanto, este certame, que inclui 23 artistas espalhados por 24 lojas que aderiram ao evento, não foi divulgado ao público, porque se pretende que “quando um freguês entre numa retrosaria, florista, farmácia, café ou outro tipo loja, questione o porquê daquela obra de arte ali”, explicou.
A florista Rosa “aderiu de imediato” ao evento, porque não quer “ficar de fora” de iniciativas que “ajudam a cultura”. Contudo, os clientes que se encontravam na sua loja só se aperceberam do quadro quando interpelados pela Lusa.
Rosa diz que “a pintura está bem visível, mas que, de facto, ainda nenhum cliente perguntou fosse o que fosse sobre a mesma”. Também no café, farmácia e loja de electrodomésticos, a situação era muito semelhante. Só quando questionadas as pessoas se apercebiam que estava ali uma “obra de arte”, que até pode ser “comprada”.
Mesmo assim, os lojistas que aderiram garantem que “tudo farão para divulgar esta iniciativa” e que em situações futuras “vão aderir, de alma e coração”, pois entendem que a cultura deve ser “privilegiada”.
A iniciativa está a cargo da Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, em parceria com o Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
Com cerca de uma centena de anos e “cumprindo a tradição entre o sagrado e o profano”, a freguesia de Paço de Arcos realiza mais uma edição das festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, que decorrem de 27 de Agosto a 30 Setembro.
Este ano com um programa "transversal" nas mais diversas vertentes, desde o desporto ao lúdico, espectáculos e artes, no qual Nuno Campilho destaca a exposição “Passeio de Arte, sublinhando que "a entrada é gratuita para todos os eventos".

Duarte Lima

Anda por aí muito dinheiro em "boas mãos"
E o fisco por onde anda?

"O valor total, movimentado por cheque e por ordens dadas à instituição bancária através de fax, é superior ao montante de 5,2 milhões avançado inicialmente. No total, foram transferidos para o ex-deputado cerca de 7,9 milhões de euros." (sol)

Casa Pia

Quem tinha o minimo conhecimento do que se foi passando durante anos com os "miudos" da Casa Pia, nem precisava de ser adivinho para saber que nunca seriam só estes os nomes envolvidos no processo Casa Pia.
Hoje será tarde, mas muitos mais nomes surgirão. Venham eles.

"Numa entrevista publicada este sábado no jornal 'I', Carlos Cruz diz que a prisão de Carlos Silvino (Bibi) desencadeou todo o processo e "assustou muita gente", nomeadamente "pessoas proeminentes da sociedade portuguesa, em vários quadrantesm que seriam, serão, terão sido clientes, abusadores de alunos da Casa Pia".
Por outro lado, Carlos Cruz afirma que o Partido Socialista foi vítima em todo este processo: "Há outros nomes referidos no processo, que não são do PS, que nunca foram ouvidos ou investigados. Isso vai aparecer muito em breve no meu site, esses nomes vão aparecer". E prossegue: "Há denúncias feitas pela Drª Teresa Costa Macedo, de nomes que estão aí, que são pessoas importantes na nossa sociedade. Nunca foram ouvidas, nunca foram investigadas".
O antigo apresentador diz ainda ao 'I' que só agora fala porque durante os últimos sete anos não quis influenciar a opinião pública. "A partir do momento em que a cheguei à conclusão que a decisão do tribunal está tomada pensei: Posso aparecer publicamente"

28 agosto, 2010

Professores

Nos últimos dias tem-se notado uma enorme procura deste tipo de fortificante por parte dos professores.
A razão está na recuperação fisica e intelectual causada peloenorme esforço dispendido nas férias com a preparação das aulas do próximo ano lectivo.

Júdice versus Lima

Que se entendam. Advogados e políticos, que grande negócio. Quanto aos honorários,
Lima ainda não negou que recebeu o dinheiro, e quem cala consente.
Até ao momento, onde tem andado o fisco?

Duarte Lima

Esperemos que os políticos sejam tratados como qualquer cidadão anónimo

Professores -avaliação

A simplificação, resume-se a duas e não a oito folhas.
A diferença de  seis folhas, causa grande perturbação no trabalho escolar dos professores.
Só faltava mais esta.
Porque não fazer uma avaliação oral? Resumia-se a zero folhas...

“A mensagem que trouxemos foi no sentido de, garantindo que a avaliação seja séria, rigorosa e exigente, seja também simplificada, que não se transforme naquilo que venha a ser o mais importante da actividade do professor”, disse aos jornalistas o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, no final de uma reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura.
“Se o trabalho do professor já está registado na escola, o relatório escreve-se em duas folhas, para quê oito?”, questionou. (Publico)

Presidenciais

"No seu conjunto a esquerda transformou-se num projeto inviável e a melhor garantia de que uma direita minimamente civilizada tem o caminho livre. A estratégia fundamentalista e muito conservadora do Partido Comunista e do Bloco tem vindo a criar as condições para a entrega do poder à direita que, a menos que surja um qualquer Santana Lopes ou se desfaça em intrigas internas, poderá capturar os destinos do país por muito tempo.
As presidenciais são disso mesmo um bom exemplo. O PC, que não acredita no mérito individual, candidata um funcionário simplesmente para garantir tempo de antena para a promoção da sua visão anacrónica do mundo. O PC é cada vez mais uma igreja que anuncia o apocalipse a todo o momento e promete um paraíso lá muito para o fim dos tempos. Convence crentes, mas não cidadãos livres. O Bloco apoia Manuel Alegre com o único objetivo de sabotar o PS, de o fracionar e assim poder crescer mais um pouco à custa dos escombros. O próprio Alegre é um oximoro, fala muito de grandes princípios mas não tem nenhum. Quanto aos outros dois candidatos são episódicos e algo caricatos. Falta-lhes destino.
O comportamento da esquerda, bem expresso nestas presidenciais, poderia dar origem a um livro cujo título seria "como entregar o poder à direita, sem esforço". Resta-nos a sorte de que hoje o essencial da política já não se decide em Lisboa, mas em Bruxelas. E a esperança, para quem a tem, de que a travessia do deserto sirva ao menos para uma renovação do pessoal e das ideias políticas da esquerda.
Que bem precisa. » [Jornal de Negócios]

Manuela Moura Guedes


Com baixa e anda por tudo o que é sitio?  A senhora, sabemos que é despudorada, mas quem lhe assinada a baixa por doença, deve estar a gozar com milhares de trabalhadores que mesmo doentes tem que trabalhar."

Ciganos em França

Há muita gente que não gosta de ser obrigado a ter nas suas "casas" visitas indesejáveis. Não terá muito a ver com xenofobia.

"As ações das autoridades francesas contra os
ciganos em situação ilegal, que colocaram a França no centro da controvérsia, são maciçamente apoiadas pelos franceses, de acordo com uma sondagem publicada
hoje."

CHIP promulgado e portagens a serem pagas por quem as utilizar.

"O Governo tinha referido que só quando fosse concluído o processo legislativo sobre os métodos de cobrança de portagens nas SCUT é que o Governo definiria o calendário para o início dos pagamentos nas autoestradas até agora sem custos para o utilizador." (Dinheiro Digital)

Crise

Com estes preços e não faltando compradores, não pode haver crise.

"Os preços em Portugal sem fidelização são iguais na Vodafone e na Optimus. A versão de 32GB do iPhone 4 vai custar 779,90 euros. Já a versão de 16GB custará 659,90 euros." (economico)

26 agosto, 2010

Economia


 

Será que Paula Teixeira da Cruz leu esta entrevista?
Um "amigo" de Sócrates diz: "A economia está menos mal do que nós a fazemos"

PCP a Belém


Até ao fim. Uma maratona a dizer mal do PS e do Governo e o Cavaco a ganhar.
"Jerónimo de Sousa deixou a garantia: o candidato comunista irá mesmo a votos. Francisco Lopes pertence ao sector operário (e sindicalista) do PCP, como o próprio Jerónimo. É deputado mas pouca actividade parlamentar se lhe conhece. Na verdade, a sua ocupação essencial é na sede do partido: é ele o n.º 2 do PCP. Em politiquês: é o chefe do "aparelho".
E há já quem leia neste seu lançamento para as eleições presidenciais uma forma de lhe dar notoriedade nacional, tendo em vista a sucessão de Jerónimo de Sousa à frente do partido.
Dito de outra forma: Francisco Lopes foi o escolhido para fazer nas presidenciais a rodagem para próximo secretário-geral dos comunistas portugueses. Se as eleições lhe correrem bem, será o escolhido; se lhe correrem mal, logo se verá.
Falta agora, ao PCP, assumir o que será uma campanha presidencial bem-" (DN)

Portugal está assim

Todos nos querem vender algo que ou está a acabar ou já não existe mesmo.

"Os portugueses têm dificuldades múltiplas em se adaptar a este tempo, marcado pela indiferença, pela má-fé, pela traição e ilustrado pela ignorância triunfante. O friso de "notáveis", apresentado, diariamente, pelas televisões, não é um parêntesis temporário, espelha as evidências que delimitam o nosso futuro. E isso tem medo.
Todos criticamos, de um modo ou de outro, estes senhores, mas eles resultam das nossas inépcias e das deficiências culturais que nos não abandonam. Pontal e Mangualde são ramos da mesma raiz, expressões melancólicas e desventuradas de um país cabisbaixo, desprovido de paixão e de fervor."  (Baptista Bastos)

Duarte Lima

Para um advogado, falta de memória, é muito mau.

"Duarte Lima não se lembra da marca do carro nem da empresa onde o alugou. Polícia não encontra registos " (DN)

INEM

"Em apenas 28 minutos, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra, responsável pela coordenação da operação, levou para o terreno duas viaturas de intervenção em catástrofe, seis viaturas médicas de emergência e reanimação, uma unidade móvel de intervenção de psicólogos e 20 ambulâncias."  (Economico)

Passos Coelho

"Na aparência, os últimos tempos têm corrido bem a Sócrates. No caso da ‘golden share', Passos Coelho surgiu como antipatriótico; no projecto de revisão constitucional, apareceu como alguém que quer privatizar serviços públicos e facilitar despedimentos; finalmente, no Pontal, o líder do principal partido da oposição perdeu a imagem de responsabilidade manifestada no PEC II e admitiu chumbar o Orçamento e abrir uma crise política. O estado de graça de Passos é passado, sem dúvida. E realmente não se percebe o que levou o líder do PSD, que até estava a beneficiar da imagem de responsabilidade deixada na aprovação dos objectivos do PEC, a inventar sucessivas e desastrosas manobras de demarcação política." (Económico)

24 agosto, 2010

Duarte Lima

Terá recebido nas suas contas bancárias cerca de 6 milhões de euros ( não houve desmentido), mas não tem a notoriedade de Socrates.

Se Sócrates desse uma boleia a pessoa amiga e essa tivesse sido assassinada quase nas suas barbas, o que teria acontecido?

Não havia loira Gisele que o ilibasse.

Dos impostos dos 6 milhões, nem o PCP, nem o BE se atreveram a pedir contas ao Governo.

Nos últimos meses, as autoridades têm procurado, sem sucesso, uma mulher loira de nome Gisele, com quem o advogado Duarte Lima garante ter deixado a cliente após um encontro "profissional" que não durou mais de meia hora. As amigas de Rosalina desconhecem-na. A polícia também. (DN)

Acidentes rodoviários

O Sr Salpico não descobriu nada de novo.

O Observatório deve denunciar que a garnde maioria dos acidentes rodoviários se dão porque os condutores não praticam as mais elementares regras de segurança e prevenção quando estão ao volante. Todo o problema e quase todo, está na falta de civismo dos condutores.

Não é colocando radares nas estradas e auto-estradas, ou voaturas de alta cilindrada com radares, etc, etc., que se combate essa falta de civismo.

A falta de civismo e de despreso pelo próximo começa nas zonas urbanas. Viaturas sobre os passeios, nas passadeiras, não respeitando os limites de velocidade dentro das povoações, etc., etc.

Ao somatório desses "vícios" que são permitidos pelas forças de segurança são transportados para o ego dos condutores e que os acompanham-nos a todo o momento, acresce uma grande falta de respeito para com o próximo.

"O presidente do Observatório da Segurança das Estradas e Cidades, Nuno Salpico, considera que o nevoeiro que se abateu ontem na região Norte e Centro do país terá sido decisivo para os acidentes que aconteceram a meio da tarde na A25, na zona de Talhadas, em Sever de Vouga, e que fizeram seis vítimas mortais, entre as quais duas crianças, e 72 feridos." (Publico)

PCP às presidenciais

Mais candidato, para gastar e receber uns cobres dos contribuintes.

Uma das várias artimanhas que o PCP usa para fazer a sua propaganda de "borla"

"Francisco Lopes foi anunciado esta tarde pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, como o candidato apoiado pelos comunistas às eleições presidenciais de 2011.
" (Publico)

Lobo Antunes perdeu-se...

Lobo Antunes perdeu-se, mas muito antes de chegar a Tomar.
A desculpa esfarrapada que agora pretende dar ao que deixou escrito no seu livro, merece a repulsa de todos os que passaram pela guerra de África.
Houve excessos, alguns conhecidos, como os há em todas as guerras, mas...
Quem por lá passou como combatente, nas matas, picadas ou bolanhas, sabe bem que não havia pontos. E se os houvesse, a guerra de África felizmente para todos os intervenientes nacionais, não teve a proporção de uma gerra do Vietename. Não se mata, só por matar.
Lobo Antunes sabe bem que por lá se fazia a "psico" e os principais elementos dinamizadores desse meio de "entendimento" com o negros, eram as forças armadas.
Lobo Antunes, saberá bem que uma das formas de tentar trazer os apoiantes dos "turras" para o "nosso" lado, era atraves dessa "psico" e, se esteve numa zona onde existia  população civil poderia muito bem dizer que as forças armadas ajudavam as populações com medicamentos e consultas, dadas e feitas por elementos militares.
Lobo Antunes esqueceu-se  ou trocou algo parecido com pontos, mas em sentido contrário. Isto é. Que devolvesse uma granada, receberia um rádio portátil ou algo parecido, se fosse uma espingarda ou metrelhadora um saco de arroz, e assim por diante.
Isto não tem nada a ver com pontos.
Quem por lá andou, obrigado, e teve acesso a todos os documentos da guerra na sua area de intervenção e não só, por mais classificados que fossem, desmente que tal assim fosse.

23 agosto, 2010

Agências de Mal Dizer

Todas estas agências, com tantos espertos pagos a peso de ouro, não advinharam a "crise" e agora adivinham as diferenças de umas décimas no déficit português?

Não será só para dizer mal? Para isso, já temos muitos em Portugal.

"A Moody's acredita que a economia portuguesa deverá crescer apenas 0,5% este ano (duas décimas abaixo da previsão do Governo). Com este crescimento abaixo do esperado, fica também em causa a meta de défice orçamental para este ano e para o próximo." (IOL)

Sócrates ataca e o PSD fica em apuros

Sócrates avisou e Marcelo ontem explicou.

Passos Coelho vai perder mais uns pontos nas sondagens. Fala por falar.

Agora que se "amanhe" como diz o Povo.

"Não nos metem medo com ameaças e chantagens", atirou o primeiro-ministro, pensando no PSD
"Se há alguém no PSD que pensou que podia fazer uma negociação com o Partido Socialista trocando a revisão constitucional por qualquer apoio para qualquer Orçamento do Estado desengane-se porque nós não trocamos a liberalização nos despedimentos, nem o Serviço Nacional de Saúde nem o sistema público de educação por nenhum apoio por mais importante que ele seja." (DN)

Orçamento de 2011

A resposta do Secretário de Estado do Orçamento a mais uma "argolada" do PSD
"É inútil tratar seriamente uma idiotice de um tal professor Diogo Leite Campos que até aqui era um fiscalista de sucesso a defender grandes interesses e agora se dedicou à idiotice política." (O Jumento)

e.escolinhas- mais computadores

Esperemos pela contestação que aí virá?

"O Conselho de Ministros, realizado a 19 de Agosto, aprovou as condições de distribuição de 250 mil computadores, no âmbito do Programa e.escolinhas.

A Resolução do Conselho de Ministros define os montantes dos encargos a suportar com a aquisição de computadores portáteis no âmbito da iniciativa e.escolinhas, e altera a Resolução do Conselho de Ministros n.º 118/2009, de 30 de Dezembro.
Este diploma estabelece a calendarização e a fonte de financiamento dos encargos a suportar com a execução dos contratos para a aquisição de 250 mil computadores portáteis ultraleves, incluindo a correspondente instalação e serviços conexos, no âmbito da iniciativa e.escolinhas.
Esta iniciativa pretende garantir o acesso universal dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e respectivos professores a meios informáticos."

Irão prepara-se para a guerra

Quem ouve falar o presidente do Irão, tendo como pano de fundo as armas de que tanto gosta, não vai certamente admitir que estará a procurar a paz.

Ele e parte dos seus apoiantes, serão mesmo loucos ou andarão muito próximo disso.

A Europa foi alvo escolhido e preponderante numa boa parte do seu discurso.

Falou da Europa como um antigo mestre escola que diz: não fazes os trabalhos de casa, levas umas palmatoadas. Ou seja, com uma bombas atómicas em cima, pois vamos ter aviões e misseis para esse fim.

Cuidado com esta gente.

"O regime de Teerão revelou ontem numa cerimónia de pompa o protótipo de um bombardeiro não pilotado de longo alcance, construído com tecnologia exclusivamente iraniana, que visa responder "às ameaças de agressão". Pode ser portador de uma "mensagem de morte", mas é acima de tudo um "mensageiro de paz", sublinhou o Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Em palco e acompanhado por chefias militares, Ahamdinejad levantou a cobertura do protótipo do avião - baptizado Karrar ("Atacante", em persa) -, revelando um engenho de quatro metros de comprimento, com capacidade de transportar duas bombas de 115 quilos ou uma bomba de precisão de meia tonelada. Mais tarde, a televisão estatal iraniana mostrou imagens do Karrar em voo numa região semideserta."
(Publico)

Marcelo Comercial

Desde que passou a vender o seu produto à TVI, o Professor Marcelo tem-se revelado menos político e mais comercial.

Vai continuando a dar umas no cravo e outras na ferradura, mas semana a semana tem-se mostrado menos acutilante, menos agressivo.

Pelo que se soube da sua "conversa em família" de ontem, vai lançar um qualquer concurso em paralelo om a sua habitual conversa com o moderador do programa.

Vamos continuar a dar uma olhada ao programa.

Professores

Mais uma semana de férias.

Não será bem assim, porque estiveram de noite e dia a preparar as aulas para o próximo período que terá inicio daqui a 3 semanas.

E o Zé Povinho a desembolsar a boa vida dos Senhores Professores.

Nada mal

22 agosto, 2010

Cascais - Praia dos Pescadores

Sábado à tarde numa praia interdita a banhos?

Socrates não perde folego

Com o Pedro de "Massamá" sem rumo certo, Socrates caminhará para vencer mais um acto eleitoral?

S L B

O Roberto pode não ser bom, mas quantos golos tem marcado os avançados?

21 agosto, 2010

O mistério da compra do penico

Nada de notícias sobre o mistério que se mantem.
Será que este Domingo, o Prof Marcelo irá dizer de sua justiça sobre este mistério?

Passos mal dados

Passos, só sabe que quer ser Primeiro Ministro

19 agosto, 2010

Jornalistas

Aqui temos uma boa argumentação para não só não se cumprir uma providência cautelar, como não cumprir a lei.

Isto é, qualquer jornalista passaria a estar acima das Leis da República.

"Estamos escandalizados pela decisão do Tribunal da Relação, que confirma uma decisão já de si incompreensível em primeira instância", diz a RSF em comunicado. E acrescenta: Rui Pedro tem no "Ministério Público um curioso e muito oportuno aliado."

Para a organização, "as queixas interpostas contra o 'Sol' e os seus jornalistas visam claramente intimidá-los e organizar a asfixia financeira do jornal". Para a RSF "publicação de escutas telefónicas obedece manifestamente ao interesse público e constitui uma das pedras basilares do jornalismo de investigação". (CM)

Escolas “Primárias” fecham

Mais um corte num dos cancros do do nosso ensino.

Vamos saber dentro de horas quais são as objecções dos "Mario Nogueira" deste país.

"O Ministério da Educação divulgou esta quarta-feira à noite, nas páginas das várias Direcções Regionais de Educação, as listas das escolas do 1.º ciclo, que incluem turmas do 1.º ao 4.º anos, que vão encerrar a partir deste ano lectivo, ao abrigo do reordenamento da rede escolar." ( IOL )

PSD – Santa critica Coelho

Assim mesmo e com muita razão.

Não foi ao Pontal, mas o homem anda mesmo por aí.

"Para Santana, o mais incómodo é a indefinição que este PSD tem assumido. «O que tem de haver é uma linha de coerência. Não podemos é estar a fazer acordos à terça e a dizer que o renunciamos à quinta». «Admito que o PSD viabilize o Orçamento se isso corresponder a uma linha política coerente, não é dizer que se viabiliza e na semana seguinte o país estar em crise outra vez», frisou.
Em suma, ou o PSD ajuda o PS a cumprir mais um ano da legislatura ou provoca eleições antecipadas. «Se é para estar em crise, então que se ponha em causa o Governo», e que o PSD apresente uma moção de censura ao Executivo. «Eu não defendo eleições, mas se o partido prefere eleições que seja coerente», disse ainda.
" (IOL)

16 agosto, 2010

Isaltino Morais devolve lote de terreno

"O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, devolveu ao município cabo-verdiano de São Vicente o terreno que lhe tinha sido cedido em 1993, apesar do tribunal não ter obrigado o autarca a entregar a propriedade." (cmjornal)

Pedro Passos Coelho

Deixou de férias a revisão constitucional?

"Em Março deste ano, ainda não se passaram meia dúzia de meses, no discurso de encerramento do último congresso do PSD, Pedro Passos Coelho, eleito presidente dos social-democratas, referiu-se à necessidade de uma revisão constitucional, como medida indispensável no combate à crise que nos assola. Alguns meses depois, cumprindo o que disse, foi derramando em entrevistas o essencial do projecto social-democrata, o qual foi submetido a algumas cirurgias internamente até ser aprovado em Conselho Nacional. Uma ou duas semanas depois, e debaixo de uma demlidora avalanche de criticas ao dito projecto de revisão constitucional, o PSD caiu 10% no barómetro da Marketest, o que foi comprovado por outras sondagens. Ontem, no Pontal, em Quarteira, local da rentrée politica do PSD, Passos Coelho, no seu discurso, não disse uma única palavra sobre a necessidade da revisão constitucional. Ficámos, assim, sem saber se, para Passos Coelho, a crise desapareceu milagrosamente no último mês ou se, o que faz mais sentido, o presidente do PSD ainda não encontrou a «solução» para combater a crise. Neste momento, abandonar o projecto de revisão constitucional é pior do que o ter apresentado nos termos em que o fez: ninguém se esquece da proposta apresentada e revela falta de convicção ao escondê-la debaixo do tapete." ( hoje há conquilhas )

15 agosto, 2010

O Mapa cor de Laranja

Revivendo velhos tempos, Pedro Passos Coelho, tirou ontem da cartola mais uma das suas novidades politiqueiras: o mapa cor de Laranja.
Com o seu estilo teatral a discursar ou a falar para o média, apresentou o seu ultimato.
Assim como uma cópia fora de tempo do que os ingleses pretenderam fazer aos portugueses nos distantes anos de 1890, afinou as cordas vocais para lançar no eter a data de 9 de Setembro para que o Governo se subjugue aos seus interesses partidários.
Vamos aguardar.
Será que acontece ao ultimato, o mesmo que tem acontecido às diversas propostas que tem feito sobre os mais varidos temas da vida política? Um passo para a frente, dois para trás?

O mistério da compra do penico

Goraram-se as expectativas.
Pedro Passos Coelho, na tradicional abertura do novo ano político, à beira duma praia, que por acaso, representa uma das maiores enormidades urbanisticas que se produziram no nosso Algarve, não abriu o jogo sobre o mistério.
Certamente que ainda não tem dados conclusivos com que possa fazer uma violento e extenso discurso sobre o mistério que por aí continua, sem que ninguem descubra a sua origem.

14 agosto, 2010

Paço de Arcos

Fontainhas - antes do paredão

Diogo Leite Campos

Este cavalheiro foi um dos muitos arregimentados pelo "regime anti-Sócrates" para nas televisões e  jornais deitarem abaixo tudo o que o anterior e o actual governo vão fazendo.
Pelos vistos deu resultado.
Entrou directamente para a equipa de Passos Coelho.
Como comentador que se dizia "independente" deixava muito a desejar.
Hoje como porta voz de Pedro Passos Coelho, em nada melhorou, mas temos que o continuar a ouvir e a ver, enquanto o PSD não se lembrar de o mandar reformar, pois já tem idade para isso.
Continuam muitos ainda por aí, semelhantes a este.

«Leite Campos sublinhou que o país deverá preparar-se para "ataques" à banca e à dívida pública externa e afirmou que "está ameaçado" o défice que devia baixar este ano para sete por cento.
"A desconfiança que há em relação à Grécia, se isto continua assim, vai-se instalar em relação a nós. É normal que se instale a desconfiança perante um membro mais fraco, infelizmente lanterna vermelha, de uma equipa que está a crescer", afirmou Leite Campos, na sede do PSD, em Lisboa.
"A Europa está a crescer, países mais sólidos financeiramente que estão a crescer. Dos 27 da União Europeia, 23 estão a crescer mais do que nós. Nós estamos ao lado da Espanha e temos dois abaixo, a Grécia e a Letónia", argumentou. »(dn.sapo)

13 agosto, 2010

Incendios

Alguem pode acreditar que por aqui não anda mão criminosa?

"Há 43 incêndios activos em Portugal, de acordo com o último balanço divulgado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) no seu site, às 15:00. Destes, há 15 considerados «mais significativos»." ( IOL)

O mistério da compra do penico - I

Não consta até ao momento que haja algum desenvolvimento sobre o misterio da compra do penico.

O mistério continua.

Apenas se continua a falar sobre o tema, mas em surdina.

Sexta-feira, desde os tempos de Paulo Portas como jornalista, há bem pouco tempo, com o Sol e o IIII, era um bom dia para umas notícias bombásticas. Desta vez, nada.

Aguardemos

Jose Niza

Por: José Niza

Há outra crise por dentro e por cima desta crise. Uma crise mais grave, mais injusta, mais nociva e mais profunda. Uma crise que não é de euros, mas de valores. Uma crise que não é de dólares, mas de princípios.

Os responsáveis políticos e a generalidade dos cidadãos aceitam passivamente – e às vezes até premeiam – a ostentação das injustiças e as agressões aos mais elementares princípios da decência.

Dou-vos três exemplos, entre mil.

  1. Comecemos pelos bancos e com os números do primeiro semestre deste ano.

Três milhões de euros por dia foi quanto lucraram o BCP, o BPI e o Banco Espírito Santo.

Em relação ao ano transacto, o crescimento dos lucros foi de 62 milhões de euros. Isto é, mais 14 %.

Mas será que tendo maiores lucros, estes bancos também pagaram mais impostos? Para qualquer modesto cidadão assim seria: quanto mais se ganha, mais o IRS aperta. Mas, para a banca, não.

É que, enquanto que em 2009, com menos lucros, esses três bancos pagaram 109 milhões de impostos, este ano – com a crise a doer para toda a gente excepto para eles – o valor do imposto entregue às finanças foi muito inferior: os lucros subiram 14 % e o imposto desceu 36 % !

Enquanto que qualquer uma das centenas de milhar de empresas que existem em Portugal paga 25% de IRC, os bancos pagaram 4 %. Repito: quatro por cento! É pornografia "hard core".

Percebe-se assim e agora, a razão pela qual os bancos citados passaram com distinção no tão dramatizado exame do STRESS. É justo, eles merecem.

Stressados mesmo estão os pobres dos seus clientes e depositantes. Esses é que levam diariamente com o stress em cima.

Primeira moral da história: quanto mais se rouba, mais prémios se recebem.

Segunda moral da história: o governo manda no País, e os bancos mandam no governo.

  1. Se o crime ecológico e ambiental que a ganância da BP cometeu no mar, na costa, e nas praias dos Estados Unidos da América tivesse ocorrido em Portugal – ou na costa de um qualquer pequeno e pobre país africano – estou convicto de que a BP ainda não teria pago um cêntimo de indemnização a quem quer que fosse. O facto de lhe ter calhado em sorte um país como os Estados Unidos, e um presidente como Obama, foi o chamado "azar dos Távoras".

Como consequência do crime cometido e das suas responsabilidades nele, o presidente da BP foi obviamente demitido. Os prejuízos que causou rondam os 16 mil milhões de euros que a BP vai ter de pagar.

Mas, como prémio da sua criminosa incompetência, o ex-presidente, como bónus pelos excelentes serviços prestados, vai receber uma indemnização multimilionária. Tão gigantesca que, ao pé deste senhor, o eng. António Mexia da EDP – que recebeu de bónus 3.1 milhões de euros (620.000 contos, isto é, 1.700 contos por dia) – é um mísero pedinte.

É a estas coisas que os neo-liberais, como Pedro Passos Coelho, chamam "o funcionamento do mercado".

E "os mercados" funcionam tão bem que um despedimento por justa causa até rendeu ao pobre do trabalhador despedido umas escassas dezenas de milhões de compensação.

O curioso é que os dramáticos números do desemprego nos Estados Unidos da América também incluem desempregados como este!

  1. Com a ajuda de Durão Barroso e de Manuela Ferreira Leite, o governo de então transformou o sr. Américo Amorim no homem mais rico de Portugal e num dos mais ricos do mundo. O multimilionário da GALP – empresa que continua a viver sob a protecção do governo, ainda mais eficaz  que a protecção divina – não tem culpa de ser tão rico. Não fora ele, seria outro qualquer. Aliás, o homem não fez mal a ninguém: limitou-se a comprar acções que o governo PSD lhe vendeu ao preço da chuva e que hoje valem milhões de milhões. Num mundo financeiro em que tanto se fala de "comissões", seria de justiça que o PSD recebesse uma lauta e merecida fatia do dolo, isto é, do bolo.

Se um jovem "motard" se "esquecer" de pagar uma dúzia de litros de gasolina numa bomba da GALP, vai preso. Mas, quando a GALP subtrai a esse jovem metade do valor da gasolina, o seu presidente é condecorado no 10 de Junho.

Nos primeiros seis meses deste ano o petróleo desceu 4 %. Durante este mesmo período o gasóleo subiu 12 % e a gasolina 8 %!

Quando há dois anos o petróleo chegou aos 147 dólares, a gasolina subiu aos trezentos escudos (1,5 euros). Hoje o petróleo custa menos de metade – 74 dólares – e a gasolina é vendida a 1.4 euros (duzentos e oitenta escudos).

Como dizia o Guterres, "é só fazer as contas".

E não haverá neste governo alguém que tenha uma calculadora? (O Ribatejo)

Duarte Lima no rescaldo do homem das limas

O que conta agora é o que Duarte Lima pagou às Finanças, pelos mais de 5 milhões de Euros que arrecadou pelos serviços prestados a uma das herdeiras do homem das limas.

"Duarte Lima, enquanto advogado de Rosalina, terá recebido, em 2001 e em cinco tranches, mais de 5,2 milhões de euros. Esse dinheiro estava numa conta de Tomé Feteira na Suíça. Terá sido a antiga secretária quem fez as transferências para a conta do advogado, o qual, por sua vez, nada refere sobre este negócio, alegando que o caso está em segredo de justiça. A filha de Tomé Feteira diz que estas transferências de dinheiro, assim como outras detectadas noutros bancos do Brasil, foram ilegais, uma vez que terão sido autorizadas mediante a falsificação de assinaturas." (Publico)

12 agosto, 2010

Vila Fria

Onde andam os prometidos arranjos?

O Mistério da compra do penico


O mistério da compra do penico continua a ser conversa em todos os mais chiques restaurantes de Lisboa, frequentados habitualmente por políticos das mais variadas cores, empresário, banqueiros, escritores e alguns jornalistas. No Porto, não há café onde se coma uma francesinha que o tema da conversa não seja invariavelmente o mesmo. Nas casa de chá da Ilha da Madeira ou nas grandes festas noturnas dos bares e discotecas do Algarve, o tema da conversa é o mesmo.
Na falta de melhor tema, porque estamos no pino de Verão e as férias, apesar de tudo, são um espaço de tempo a ser gasto em descontração e diversão, a conversa da compra do penico, passou a lugar cativo e entrou sem rodeios nas mais requintadas tertúlias politiqueiras ou cor de rosa deste país.
Nas praisa, já se ouve o vizinho da toalha do lado a comentar a compra do penico.
Até nos transportes públicos, no Metro, nos comboios e cacilheiros se fala abertamente na compra do penico.
Contava-nos pesosa amigo que vindo do estrangeiro, onde esteve a trabalhar uns meses, soube da compra do penico, a bordo do avião que o transportava, numa conversa entre passageiros.
Até na tasca do Zé Maria, numa terriola perto de Freixo de Espada á Cinta, já se comenta a compra do penico.
Alguem já admitiu que americanos e russos já mandaram alguns homens da sua "inteligência" a Portugal, para averiguarem o que se passa com o mistério da compra do penico. Devem andar por aí, devidamente camuflados, para não serem detectados pelo nossos SIS.
Apenas se estranha que os mais importantes e habituais comentadores politicos, politólogos, economistas, banqueiros, fiscalistas, jornalistas, opinadores em geral e outros comentadores, não tenham até ao momento colocado o tema nas suas conversas ou textos.
Mas, o mistério da compra do penico, continua.

Duvidas

"As dúvidas do país têm que ver com o desemprego, com a superação da crise económico, com a defesa do ambiente que mais uma vez é atingido por uma vaga de incêndios, com o atraso do meio rural, com a competitividade externa, com a dependência energética, com a incapacidade das nossas escola de contribuir para a recuperação do atraso. Essas sim que são as dúvidas que governantes, líderes da oposição, comentadores e jornalistas devem colocar.

Eu não quero saber mais nada sobre o Freeport, não estou interessado nas respostas a dúvidas de procuradores com emprego certo e remuneração muito acima da média. O que quer saber é quais as dúvidas que Pedro Passos Coelho quer colocar e quais as respostas que ele próprio propõe. Se Passos Coelho e o PSD querem chegar ao poder devem fazê-lo com estas interrogações e não com perguntas alheias feitas por mentes doentias." ( O Jumento)

Magistrados

«Numa nota assinada pelos três magistrados do Ministério Público responsáveis pelo processo - a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, e os procuradores Vítor Magalhães e Pães Faria -, os magistrados repudiam as notícias que vieram a público nos últimos dias a dar conta de alguma divisão na equipa.

«Repudiamos, desde já, todas as notícias e intervenções públicas que coloquem em causa o estrito cumprimento da lei e das funções que nos estão confiadas, exclusivamente subordinadas aos princípios da legalidade e objectividade, nomeadamente, as que dão conta de uma pretensa divisão entre os magistrados responsáveis pela investigação e sua superior hierárquica», refere a nota enviada à agência Lusa.

No documento, os magistrados sublinham ainda que, a propósito do caso Freeport, «foi lançada uma campanha de destruição da honorabilidade, do carácter e do profissionalismo dos magistrados responsáveis».

Na nota hoje enviada à Lusa, Cândida Almeida, Vítor Magalhães e Paes Faria sublinham que «trabalham e sempre trabalharam em equipa, permanentemente em cooperação, com lealdade e unidade de intervenção, em busca da verdade material, com o objectivo de deduzir o seu despacho final em concordância com a prova objectiva e legalmente obtida». » (O SOL)
Pior a emenda que o soneto.
Enquanto correu o marfim contra Socrates, deixaram que os jornais publicassem o que bem entendiam, não se preocupanto com com a honra de quem era difamado diariamente., agora como meninas virgens, subscrevem um comunicado repudiando notícias dos jornais.
Cuspiram para o ar e desta vez, tambem lhes calhou a eles.
Mas o importante não é só essa a questão, é o despudor com que vem a público tentar limpar-se de tanto mal que fizeram.
Não há comunicado que os limpe.

11 agosto, 2010

Professores - FENPROF

A orientação política do Ministério em acção.
A Lei do Bota abaixo tem que obrigatóriamente passar pelo professor (?) presidente da Fenprof.
O Acusador Mor diz e quer que eja Lei.

"A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou hoje o Ministério da Educação de “incompetência”, depois de identificar erros técnicos e irregularidades no concurso de colocação de docentes, exigindo o alargamento do prazo de candidatura" (Publico)

PSD – Mais um

Um Psd e advogado.

Que sina esta dos advogados se envolveram nestes negócios depois de passarem pela politica.

Mas que vício este de passarem a vida a "sacar" dinheiro e não declararem ao fisco.

Ninguem fala no assunto?

"Dinheiro estava na Suíça e terá sido transferido para a conta do advogado por Rosalina Ribeiro, que foi assassinada em Dezembro." (Publico)

Ferias, são férias

Pouco se sabe da maioria dos nossos politicos. Alguns inventavam uns jantares e umas reuniões para que no dia a dia fossem aparecendo nas televisões e jornais, com a declarações enfadonhas da praxe.

Tirando os folhetins habituais da Casa Pia, Freeport e Carlos Queiroz, a canícula mandou para férias tudo o resto.

Politicos, professores e juizes, estão a àguas.

Esperemos pelo inicio de Setembro.

Teremos a época tradicional das vindimas.

Será que este ano um de boa colheita?

In "Camara Corporativa)

Freeport


Será que alguém entende tudo isto?
Mas ninguém fala no que de mais importante se apurou ao fim deste tempo?
Apenas 2 arguidos, por tentativa de extorção'?
Tentativa… o que vai dar?
Absolvição certamente.
Quem pode acreditar nestes profissionais da Justiça?
O que se passou com o Apito Dourado – Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Pinto de Sousa, árbitros e dirigentes, alguém se lembra de algum deste peresonagem ser punido com alguma severidade?
Morgado tomou conta dos processos e foi o que se viu. Nada.
Ainda queriam mais tempo? Para voltarem ao inicio?
Que vergonha.
"Em Fevereiro de 2009, a tensão entre os dois responsáveis pelo processo Freeport e Cândida Almeida era já visível.
Em Fevereiro de 2009, Vítor Magalhães e Paes Faria, os magistrados titulares do processo Freeport, não queriam que Cândida Almeida participasse no encontro de Haia com as autoridades inglesas, que foi central para relançar a investigação com a colaboração do Serious Fraud Office (SFO), apurou o DN junto daquela instituição.
A informação foi confirmada por uma fonte do colégio do Eurojust, o organismo Europeu que organizou o encontro entre portugueses e ingleses. Confrontado com esta informação pelo DN, o procurador Vítor Magalhães responde que "é verdade que eu sempre defendi, e continuo a afirmá-lo, que quem deveria ter participado na reunião de Haia eram Maria Alice Fernandes e Carla Gomes e não a Directora Cândida Almeida". O magistrado sublinha ainda que "ninguém conhecia melheor o caso do que a equipa de investigação de Setúbal".
Na reunião em Haia, e contrariamente ao que é regra nas mediações do Eurojust - onde estão presentes dois representantes por país - Portugal enviou a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, acompanhada pelos magistrados Vítor Magalhães e Paes Faria, enquanto a PJ enviou
Pedro do Carmo e Moreira da Silva, directores adjuntos. Os ingleses fizeram-se representar pelo magistrado titular do processo e por um responsável do Serious Fraud Office (SFO).
Segundo apurou o DN, magistrados e polícias terão viajado separados, alojando-se em hotéis diferentes, sem nunca se reunirem previamente: enquanto os primeiros organizaram a viagem através do Eurojust e foram recebidos e acompanhados em Haia por Lopes da Mota, os segundos pediram apoio à delegação holandesa da Europol e só apareceram no encontro com os ingleses.
Quanto à reunião na sala do Eurojust, é descrita assim por Lopes da Mota: "Os ingleses tinham tudo preparado e conheciam o processo e o caso, quer na vertente inglesa quer no que dizia respeito às investigações em Portugal. Os nossos não tinham preparado nada e apenas se limitaram a dizer que estavam ali para ouvir", acusa, agora, em declarações ao DN, o então presidente do Eurojust.
O magistrado, alvo de uma sanção disciplinar por alegadas pressões para travar as investigações (ver texto ao lado), está em Portugal mas continua a recusar outras explicações acerca do processo.
Este foi, ao caso, o primeiro sinal público
de desentendimento entre os dois procuradores e a sua superior, Cândida Almeida - que tinha pouco antes chamado a si a responsabilidade máxima pela condução das investigações. Esta semana, com o despacho de arquivamento do processo (de parte, já que duas pessoas saíram dele acusadas), surgiram notícias de novos - e mais contundentes - desentendimentos. Ao caso, sobre o facto de José Sócrates, agora primeiro-ministro, e Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, serem ou não chamados a depor.
Ontem, citando os autos da investigação, o jornal Público dizia que os dois procuradores tinham mesmo pedido a Cândida Almeida para chamar os governantes, incluindo nesse requerimento as perguntas a serem feitas. Alegadamente, o pedido não teve resposta - a não ser quando o despacho de arquivamento foi conhecido.
Nessa altura, lia-se já a discordância como pública: os procuradores escrevendo que tiveram esse desejo, só não concretizado por falta de tempo; a directora do DCIAP respondendo que as eventuais respostas nada acrescentariam, face à ausência de matéria probatória contra Sócrates ou Silva Pereira.
Ontem, contactada pelo DN, Cândida Almeida nada quis acrescentar sobre essa notícia. Já o procurador Vítor Magalhães, questionado ainda antes da notícia do Público sobre a mesma matéria (a hipótese de ter prosseguido o inquérito, apesar dos prazos fixados pela Procuradoria-Geral da República), apenas acrescentou que "dado o momento e as circunstâncias" lhe foi impossível ir mais longe.
Mesmo assim, há quem defenda que, não obstante o prazo dado pela Procuradoria-Geral da República para a conclusão do inquérito ao caso Freeport, os magistrados Vítor Magalhães e Paes Faria podiam ter prosseguido a investigação.
Se os dois titulares do caso Freeport julgassem "que era necessário" ouvir o primeiro-ministro, poderiam ter solicitado a prorrogação do prazo a Pinto Monteiro - contornando a ausência de resposta ao pedido anterior.
A hipótese não é, porém, consensual. E em declarações TVI, esta semana, Vítor Magalhães disse até desconhecer a figura de prorrogação do inquérito." (DN)

Fidel Castro


Nem uma palavra sobre a situação das reformas no seu país.

"El líder cubano da su primer discurso en cuatro años ante la Asamblea Nacional cubana sin pronunciar una sola palabra sobre la situación interna del país " ( ELPAÍS.com)

Freeport


Zita Seabra escreve assim:
"O caso Freeport, que acabou de encher as páginas dos jornais e os noticiários das televisões, é verdadeiramente paradigmático. Que venham dois senhores procuradores invocar num despacho que não tiveram tempo de fazer perguntas ao primeiro-ministro e ao ministro Pedro Silva Pereira é o exemplo de tudo aquilo que não pode acontecer na Justiça. Os processos de investigação não podem demorar sete anos, nascer, renascer e desaparecer ao sabor da Comunicação Social e de mãos invisíveis que vão tendo acesso aos processos, e chegar ao fim, deixando no ar insinuações sobre pessoas que nem foram ouvidas." (JN)

Freeport


Se não tinham confiança em Candida Almeida, só tinham que o denunciar na altura própria justificando das razões. Agora, passados estes anos, querem encobrir a sua incompetência com este tipo de argumentos?
Agora passa a compreender-se melhor as tomadas de posição do sindicato e as fugas sistemáticas de peças do processo.
O mais ignorante saberá compreender que se houvesse algo contra Sócrates, tinha sido posto nos jornais, como muitas outras partes do processo foram colocadas.
A podridão está instalada naquelas paragens.
Os procuradores do processo são uns cobardolas.
"Os procuradores encarregados do processo Freeport, Vítor Magalhães e Paes de Faria, revelaram, numa reunião conjunta em Haia com as autoridades inglesas, que preferiam não ter a directora do DCIAP, Cândida Almeida, presente. O SFO registou tudo. "
DN

07 agosto, 2010

Freeport

O Zé Povinho é estúpido?

"Para o bastonário da Ordem dos Advogados, o processo Freeport 'nasceu contra uma pessoa, de uma denúncia que era anónima'

O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, disse que os procuradores do caso Freeport estão a chamar 'estúpido' ao povo português, quando alegam falta de tempo para não terem inquirido o primeiro ministro.

Em declarações hoje à agência Lusa, Marinho Pinto considerou lamentável que o inquérito tenha sido encerrado com os procuradores Vítor Magalhães e Paes Faria a colocarem no despacho final as 27 perguntas que gostariam de ter feito a José Sócrates, mas que não o fizeram alegando falta de tempo.

'Encerram o inquérito e têm lá 20 e tal perguntas que dizem que não puderam fazer por falta de tempo. Isso é chamar estúpido ao povo português', afirmou.

Para o bastonário, o processo Freeport 'nasceu contra uma pessoa, de uma denúncia que era anónima, mas não era anónima, que foi combinada, e ao fim de seis anos essa pessoa que foi denunciada, acusada de tudo na comunicação social, não foi ouvida por nenhum investigador'.

Tudo isto, segundo Marinho Pinto, 'só é possível porque os procuradores estão convencidos, aliás têm a certeza, de que podem fazer o que lhes apetece porque sabem que nada lhes acontece'. Marinho Pinto classifica de 'aberração' a forma como o Ministério Público (MP) atua e diz que este procedimento tem 'consequências nefastas para o Estado de direito'.

Em entrevista escrita ao Diário de Notícias, o procurador geral da República, Pinto Monteiro, admite, a propósito do processo Freeport, que 'nunca conheceu um despacho igual, nem tem memória de alguém lho referir'. " (DN)